Concurso | Da Redação/Com Assessoria | 02/10/2013 11h00

Concurso de Paródia aborda violência contra crianças e adolescentes

Compartilhe:

O 1º Concurso Estudantil de Paródia “Muitas Vozes contra a Violência”, que aconteceu ontem (1º), no Centro Cultural Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, foi um marco no combate à violência.

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib recepcionou os alunos de diversas escolas do Estado que participaram cantando temas que abordam a violência contra crianças e adolescentes.

A secretária elogiou a disposição das escolas que disponibilizaram os professores e alunos para prestigiar o concurso. “Nossos agradecimentos as escolas que atenderam nosso convite e aderiram a proposta. Sabemos do poder e da capacidade de aglutinação e chamamento que cada professor, que cada direção tem com alunos que freqüentam a escola. Hoje é dia de festa, dia de marcar a história com esse trabalho desenvolvido por crianças e adolescentes. Todos que participaram tem o seu mérito tem seu valor, colocaram sua ‘cabeça para pensar’. Sabemos que o problema não vai sumir mas, saberemos dizer não. Tenho certeza que vocês estão mais fortes para enfrentar essa problemática, pois, transformaram em amor e cultura aquilo que faz mal a todos nós”, destacou a Tania Garib.

A ideia de enfrentar o problema da violência contra crianças e adolescentes com música tem dois objetivos: estimular os estudantes a falar sobre o assunto e atingir o possível agressor com as paródias, já que via de regra a violência acontece dentro de casa e tem como agentes os parentes mais próximos.

Em primeiro lugar ficaram os alunos da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, do município de Aparecida do Taboado, com a paródia “Olhar outro caminho”, interpretados pelos alunos Maiquele da Costa, Leonardo Fagundes e Tiago Silva. Receberam como prêmio, um violão, um notebook e dois tablet’s. A escola foi premiada com teclado, violino e projetor.

 Para Tania Regina Comerlato, coordenadora do Comsex (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) esse tema do abuso sexual é uma tragédia nacional. “É uma luta sem trégua e tudo que fizermos contra esse crime ainda é muito pouco. Agradeço a todos que estão aqui hoje, pois, acredito que quando a sociedade trabalha junto, soma espaços e consegue mudar a realidade. Vocês podem ser os interlocutores e multiplicadores na defesa dos direitos das crianças e do adolescentes”, ressaltou a coordenadora.

 O concurso foi promovido pelo Comcex/MS (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Educação, e é aberto a todos os alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.

Segue os premiados:

2º lugar – Escola Estadual Clarinda Aquino, de Campo Grande, com a paródia: “Tortura Social”. Interpretada pelos alunos: Paulo Vicente, Jussara de Jesus, Leandro Coimbra, Leonan Duran e Brandon Vilanova.

3º lugar – Escola Estadual Santiago Benites, de Paranhos, com a paródia: “Violência ‘nois’ não quer”. Interpretada pelos alunos: Nédson Spak, Heliomar Varela, Victor Braga e Gediel Martins.

4º lugar – Escola Estadual Braz Singágua, de Bataiporã, com a paródia: “Contra o abuso e a exploração de criança e adolescente”. Interpretada pelos alunos: Letícia Alencar, Ana Cláudia dos Santos, Karina de Jesus, Jessica de Souza e Dryelle Soave.

5º lugar – Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Bela Vista, com a paródia: “Diga não a violência”. Interpretada pelo aluno Matheus Brasil.

Os vencedores do 1º ao 5º lugar foram premiados com instrumentos musicais (violinos, violões), tablets, bicicletas, notebooks e aparelhos de telefonia celular. Os professores orientadores e as escolas também ganharam prêmios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS