Concurso | Da redação | 23/05/2018 09h29

Banda de Três Lagoas participa de concurso em São Paulo

Compartilhe:

Buscando mais um título para Três Lagoas a Banda Spartan da Escola Municipal São Carlos de Três Lagoas foi convidada a participar do Concurso de Bandas e Fanfarras da cidade de Cordeirópolis (SP). Aproximadamente 45 alunos, de 9 a 18 anos, serão os únicos sul-mato-grossenses a representar e defender a Cidade e o Estado pelo segundo ano consecutivo. Com dois anos de existência, o projeto musical reúne estudantes de música nos instrumentos da família dos metais e da percussão.

Segundo o professor e maestro, Elizeu Garcia, o principal objetivo da criação e manutenção da banda “é trabalhar a cidadania para os nossos alunos serem pessoas de bem. Muitos chegam na banda, vindos de famílias desestruturadas, e a música os ajudam a se reerguer. Além do projeto social buscamos representar a nossa Cidade e Estado, resgatando a cultura que estava se perdendo ao longo dos anos”, disse.

Elizeu conta que a ideia surgiu “depois que me formei maestro e me senti na obrigação de criar a banda ao ver que o projeto estava se perdendo nas escolas. Com as bandas como o Spartan ficando cada vez mais escassas, levei o projeto para a direção e hoje somos a única escola da Cidade e do Estado oito vezes campeã nacional e seis vezes campeã estadual. Ficamos sempre muito felizes ao ver o resultado de um trabalho árduo e responsável dos nossos alunos”, disse.

TÍTULOS

Em 2017 a escola, com aproximadamente 60 integrantes, trouxe para a Cidade o troféu ao participar da 8ª edição do Encontro de Fanfarras e Bandas em Cordeirópolis (SP). Ao apresentar oito músicas no concurso, a banda obteve o segundo lugar na categoria melódica; o 3º na categoria livre; o 2º na categoria mor; e o 3º nas balizas.

“Concorremos com bandas grandes com mais de 14 anos de existência com banco patrocinando e, com dedicação e garra, conseguimos ficar entre as três primeiras colocações”, lembra o maestro.

Elizeu conta ainda que “normalmente os ensaios são realizados durante a semana, em horários diferentes das salas de aula, para não atrapalhar o desempenho dos alunos nos estudos. Mas quando estamos próximos do concurso intensificamos os ensaios, feitos nos finais de semana, chegando a ensaiar das 13h às 20h. Trabalhamos com afinco para ganharmos e representarmos com orgulho nossa escola e a nossa querida Três Lagoas”, conta o maestro.

A dedicação dos alunos tem trazido títulos importantes para Três Lagoas no cenário nacional e estadual de Bandas.

Entre os principais estão: Campeã Estadual na categoria de melhor banda, melhor linha de frente e melhor baliza do Campeonato da Associação Paulista de Fanfarras e Bandas (OCIFABAN), de Nazaré Paulista (SP), em 2016; Campeã na categoria de melhor Banda especial e de melhor Banda do Concurso de Fanfarras e Bandas do Sul (CONFABANSUL 2017), em Pouso Redondo (SC); Campeã Estadual na categoria de melhor banda de Percussão; campeão linha de frente, campeão banda mor de Comando e campeão na categoria de melhor Balizador da OCIFABAN 2017, em Barra Bonita (SP).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS