Aquidauana recebe “Caravana de Circo de MS: Hoje o circo foi lá em casa”

"/>
Circo | Com Prefeitura de Aquidauana | 11/11/2021 11h08

Aquidauana recebe “Caravana de Circo de MS: Hoje o circo foi lá em casa”

Compartilhe:

Vai ter circo em Aquidauana!!! No próximo sábado, 13 de novembro, Aquidauana receberá os artistas o Circo do Mato (Campo Grande) e Circo Le Chapeau (Dourados) para dois grandes espetáculos gratuitos do projeto “Caravana de Circo de MS: Hoje o circo foi lá em casa”.

No sábado, 13/11, das 9h às 11h, a Caravana de Circo estará se apresentando na Av. Mato Grosso do Sul (Bairro Nova Aquidauana), Rua Ovídio Costa (Vila Pinheiro), Rua Salviano de Oliveira (Jardim Aeroporto II). No período da tarde, no sábado, 13/11, a apresentação do circo será no Distrito de Camisão, na Rua Sebastião Maciel, das 15h às 17h.

O cortejo com os artistas do circo é realizado com veículos dos próprios grupos e um caminhão, onde é instalado um aparelho aéreo de circo, decorado e customizado de forma a remeter a uma lona de circo, aos antigos desfiles dos circos quando iniciavam suas temporadas nas cidades, desfilando com seu elenco e seus principais animais para atrair a população para irem ao grande espetáculo.

Em Aquidauana, os espetáculos acontecem com o apoio da Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR). A Caravana de Circo de MS é um projeto mantido com recursos do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e apresentação dos grupos Circo do Mato e Circo Le Chapeau.

As apresentações culturais circenses estão acontecendo em 8 municípios no interior do Estado e alguns distritos, totalizando 20 apresentações, incluindo, as de Aquidauana. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral. “Em Aquidauana a prefeitura está apoiando o projeto através da Secretaria de Cultura e Turismo do município, o que fortalece a ação, tornando-a mais eficiente”, afirmou a diretoria do projeto.

Essa proposta de caravana de apresentação, visa não promover aglomerações de pessoas nas praças, inverte a dinâmica usual, ao invés do público ir à praça assistir ao espetáculo, o espetáculo vai até as pessoas. “Como passamos lentamente pelas ruas em forma de cortejo, apresentamos vários números ao mesmo tempo, onde as pessoas que estão em suas casas e comércios possam apreciar de suas portas, janelas, calçadas, tem sido uma experiência muito compensadora e divertida também!” Diz Laila Pulchério, produtora do projeto.

“Este projeto é um reencontro da arte com o povo. Quando falamos da arte, principalmente no interior do Estado, o circo é uma das principais referências em muitos lugares e em alguns, a única. Depois de uma pandemia de quase dois anos podemos finalmente voltar e é muito gratificante, reencontrar o riso, a graça, a bailarina, o palhaço, o malabarista, surpreender as pessoas de todas as idades. Acreditamos que vamos levar o novo para os mais jovens e nostalgia para os mais velhos, e sempre alegria! Pra gente é um renascimento!” diz Mauro Guimarães, idealizador do projeto.

O projeto tem a participação de Mauro Guimarães, Laila Pulchério, Yago Garcia e Frank Salomão do Circo do Mato, e Junior de Oliveira, João Rocha, Társila Bonelli e João Dias do Circo Le Chapeau e ainda a fotógrafa Larissa Pulchério. O projeto se encerra no final de novembro nos municípios de Jardim, Distrito de Boqueirão e Guia Lopes da Laguna.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS