Cinema | Da redação | 09/11/2017 08h52

UFGD promove Mostra LGBTIQ+ de Cinema

Compartilhe:

“O cinema no combate à violência e ao preconceito causado pela homo, lesbo, bi e transfobia” será o tema da primeira edição da Mostra LGBTIQ+ de Cinema que será realizada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de 10 a 18 de novembro. Todos os interessados podem participar e não é preciso fazer inscrição.

A programação começa com o filme “A pele que habito” (Pedro Almodóvar, 2011), nesta sexta-feira, às 19h, no auditório da Fadir (Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina c/ Manoel Santiago). A classificação indicativa do filme é de 16 anos. Após a sessão acontecerá um debate mediado por Cyntia Thais Gnoatto Sguario e Larissa Vieira Gonçalves, do Corpo Freudiano - Núcleo Dourados/MS.

Nos dias seguintes serão exibidos e debatidos os filmes: Minha vida em cor de rosa (11/11); XXY (12/11); Flores Raras (13/11); Hoje eu quero voltar sozinho (16/11); Moonlight: Sob a luz do luar (17/11) e Garota Dinamarquesa (18/11). Cada sessão será feita em um local diferente, nas sedes das organizações parceiras.

O projeto de extensão da Mostra é coordenado pelo professor Alcimar Silva de Queiroz, da Faculdade de Educação da UFGD e conta com apoio do Cineclube UFGD, Grupo de Estudos InterArtes, Casa do Ventos (Cineclube Neurosessão), NEDGS (Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cineufgd@gmail.com e fone 3410-2886 (Cineclube UFGD).

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de novembro, 19h, na Fadir
Filme: A pele que habito (Pedro Almodóvar, 2011).
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.
Debatedoras: Cyntia Thais Gnoatto Sguario e Larissa Vieira Gonçalves (Corpo Freudiano-Núcleo Dourados/MS)

Dia 11 de novembro, 17h, na Unidade 1
Filme: Minha vida em cor de rosa (Alain Berliner, 1996)
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Ludovic é uma garota transsexual que está começando a assumir sua verdadeira identidade perante o mundo. Seu desejo é se casar com o filho de sua vizinha, mas os novos rumos que Ludovic dá para sua vida surpreendem sua própria família e os vizinhos, que não conseguem aceitar, de fato, a felicidade, os desejos e a real identidade de Ludovic.

Dia 12 de novembro, 19h, na Casa dos Ventos
Filme: XXY (Lucia Puenzo, 2008)
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Alex (Inés Efron) nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

Dia 13 de novembro, 19h, na Unidade 1
Filme: Flores Raras (Bruno Barreto, 2012)
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.
Debatedora: Ana Carolina Santana Moreira

Dia 16 de novembro, 16h, na sala 7 da Facale
Filme: Hoje eu quero voltar sozinho (Daniel Ribeiro, 2014)
Classificação indicativa: 12 anos.
Sinopse: Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Debatedores: Paulo Custódio e Evelin Gomes (Grupo de Estudos InterArtes)

Dia 17 de novembro, 10h e 15h, no IFMS
Filme: Moonlight: Sob a luz do luar (Barry Jenkins, 2016)
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Dia 18 de novembro, 17h, na Unidade 1
Filme: Garota Dinamarquesa (Tom Hooper, 2015)
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
Debatedores: Alcimar Silva de Queiroz (FAED/UFGD), Railene Batista Santos e Maria Luiza de Albuquerque Vasconcelos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS