Cinema | Da redação | 18/05/2017 09h19

UEMS exibe documentário brasileiro 'Martírio'

Compartilhe:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) exibirá o filme “Martírio”, um documentário brasileiro que retrata a violência sofrida pelas comunidades indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul.

A exibição do documentário é uma realização da Rede se Saberes. Serão três sessões: No dia 18 de maio, às 18h30; no dia 22 de maio, às 13h; e no dia 31 de maio, às 8h. As exibições serão no Anfiteatro da Bloco A da unidade da UEMS em Dourados. As sessões são gratuitas.

O filme Martírio, dirigido por Vincent Carelli, busca as origens do genocídio dos povos Guarani e Kaiowá, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani e Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

“Todo dia, bate à porta das nossas consciências, através das redes sociais, a notícia de um assassinato brutal, de um violento despejo. Do outro lado, na grande imprensa, nas sentenças judiciais, nos discursos dos lobistas do agronegócio, vemos a ignorância ou omissão total da história, a inversão cínica de papéis se apropriando da palavra “resistência”, frente ao suposto “terrorismo” dos índios. Fazer Martírio se tornou uma compulsão necessária para mim, que tenho a vida atada à deles”, relata Carelli.

O longa-metragem, lançado em 2016, foi premiado em diversos festivais de cinema, como o Festival de Brasília, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival Internacional de Cine de Mar del Plata.

Exibições do filme "Martírio"

Datas:

18/ 05 - quinta-feira - 18h30

22/05 - segunda-feira - 13h

31/05 - quarta-feira - 08h

Local:

UEMS - Anfiteatro do Bloco A - Unidade de Dourados

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS