SescTV exibe série Singularidades na Dança, com quatro documentários

"/>
Cinema | Com Ugor Feio | 04/02/2022 09h40

SescTV exibe série Singularidades na Dança, com quatro documentários

Compartilhe:

O SescTV exibe entre os dias 4 e 25 de fevereiro, sextas-feiras, às 23h, a série Singularidades na Dança, com quatro documentários inéditos no canal, que retratam as várias formas da dança no Brasil. O filme Marambiré, será exibido no dia 4/2; Olhando Para as Estrelas, no dia 11/2; Na Dança! Doc em 18/2; e Danças Negras, que encerra as apresentações, no dia 25/2.

Marambiré, exibido no dia 4, é um documentário dirigido por André dos Santos, que mostra as comemorações da festa homônima, realizadas na Comunidade Quilombo do Pacoval, no Pará, em honra a São Benedito. Olhando Para as Estrelas, de Alexandre Peralta, exibido no dia 11, acompanha a rotina de Geyza Pereira, a primeira bailarina e professora da Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini, em São Paulo, a única companhia profissional de balé no mundo para pessoas com deficiência visual.

Na sequência, no dia 18, é a vez de Na Dança! Doc, um registro do 2º Festival NA DANÇA!, realizado em São Paulo, em 2018, que começou com um trabalho de pesquisa da professora e bailarina Betty Gervitz, para descobrir quem são os artistas de diversas regiões do planeta.

As exibições de fevereiro são encerradas com o filme Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga, exibido no dia 25. O documentário traça um panorama sobre a dança africana e suas implicações culturais. 

Marambiré - de André dos Santos - Dia 04/02

Segundo o historiador Eurípedes Funes, a palavra Marambiré é originária das regiões do Congo e Angola. “Maramba quer dizer companheiros e aiuê quer dizer festa. As duas palavras dão essa sonoridade que entendemos por Marambiré”, explica o estudioso.

A festa de origem africana é celebrada através de danças religiosas praticadas antigamente por negros escravizados, nos quilombos, em agradecimento pela liberdade, ao plantio e aos resultados da colheita.

Acolhida pelo sincretismo e santos da igreja católica, a dança, formada por rainhas e reis do Congo, homenageia São Benedito e faz referências a outros santos. Um dos pontos altos do festejo é o momento em que o cortejo canta a música Cálice Bento, composta por Tavinho Moura e famosa na voz de Milton Nascimento.

Entrevistados: Berneci, João Preguelo, Nazita,Maria Pimentel, Yanez, Orcideia, Nelson, Euripedes Funes, Biruca, Igna Canuto, Maria de Fátima, Neto, Judite, Renildo, Carmosina, Odila, Maria José.

 Olhando Para as Estrelas, de Alexandre Peralta - Dia 11/02

No documentário, além de se dividir entre os preparativos para o seu casamento e as preocupações de ser uma boa profissional, a professora Geyza, noiva e amiga, precisa dar atenção especial para Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que deseja ter cada vez mais autonomia.

“Faço balé há 17 anos, desde quando perdi a visão, são movimentos muito difíceis e para nós deficientes visuais é necessário ter mais disciplina ainda. O balé transformou a minha vida”, conta Geyza. Segundo a bailarina, ensinar a faz relembrar todos os problemas que enfrentou. Ela também diz sentir que suas alunas passam pelas mesmas dificuldades, fazendo com que recorram ao toque, ajudando-se durante as aulas. 

Na Dança! Doc - de Roberto Gervitz - Dia 18/02

O filme compõe um retrato de São Paulo por meio de entrevistas realizadas com artistas que pesquisam danças e músicas do mundo, e imigrantes vindos de lugares como Galícia, Líbano, Japão, Uganda, Colômbia, Senegal, Egito, Moçambique entre outros.
É um registro do 2º Festival NA DANÇA!, realizado em São Paulo, no ano de 2018. O NA DANÇA! é uma plataforma de danças e músicas de diferentes povos e culturas, da professora e bailarina Betty Gervitz.

NA DANÇA! também investiga os caminhos que a dança negra percorreu ao longo do tempo, a sua relevância no meio acadêmico e das artes cênicas, e toda a africanidade na dança, a partir do pensamento de coreógrafos e dançarinos, especialistas no assunto.

Esta edição do evento proporcionou um encontro entre artistas que chegaram ao Brasil nos recentes fluxos migratórios que aconteceram no país.

“Eu sempre trabalhei com fisioterapia e danças do mundo. Vi que cada cultura tem um gesto e se move de uma forma, cada uma com sua linguagem e riqueza imensa. Misturei todos os gestos e conhecimentos em um grande caldeirão”, discorre Betty.

Artistas participantes: Vitor Trindade, Marcelo Pretto, Betty Gervitz, Leonardo Matumona, Vesna Bankovic, Ermi Panzo, Lili Mizumoto, Fabio Del Rio, Gabriel Levy, Isabely Daparte, Mohammad Al Jamal, Margarita Maria Milagros, Ibrahima Sarr, Hamada Nayel, Ines Queme, Fádua Chuffi e Douglas Felis.

Danças Negras, de João Nascimento e Firmino Pitanga - Dia 25/02

"O filme inicia uma conversa aberta na marra”, como afirma a professora e crítica de dança Helena Katz, para abordar temas como a ancestralidade negra, a africanidade na dança, o preconceito racial, e estabelece associações entre a dança, a cultura e o candomblé.

Entrevistados: Firmino Pitanga (bailarino e coreógrafo), Kabenguele Munanga (antropólogo e professor titular da USP), Edileusa Santos (bailarina e coreógrafa), Cleide Alafiji Morgan (artista plástica, professor, e coreógrafo de dança), Suzana Martins (professora, coreógrafa e dançarina), Salloma Salomão (professor, músico e historiador), Deinho Nascimento (mestre de capoeira), Carlos Moore (etnólogo e cientista humano), Enoque Santos (coreógrafo e professor), Fernando Ferraz (professor, pesquisador e cientista de dança), Mestre Lumamba (pesquisador), Lia Robatto (coreógrafa), Mestre Felipe do Santo Amaro, Raquel Trindade (artista plástica e folclorista brasileira), Makota Valdina (líder religiosa do Candomblé) e Helena Katz.

 Serviço:

Singularidades na Dança - entre os dias 4 e 25 de fevereiro

Quatro documentários sobre as várias formas da dança no Brasil

Sextas, às 23h. Disponíveis sob demanda a partir de 4/2 em sesctv﹒org﹒br﹒ 

Marambiré

Dia 4/2

Direção: André dos Santos.

Classificação indicativa: Livre.
 

Olhando Para as Estrelas

Dia 11/2

Direção: Alexandre Peralta.

Classificação indicativa: Livre.

 

Na Dança! Doc

Dia 18/2

Direção: Roberto Gervitz.

Classificação indicativa: Livre.

 

Danças Negras
Dia 25/2
Direção: João Nascimento e Firmino Pitanga.
Classificação indicativa: Livre.

 

Assista também online em sesctv﹒org﹒br/noar/

 

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV ou consulte a operadora

Também disponível online 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS