Cinema | Da redação | 01/12/2018 10h22

Sesc Cultura terá sessão com curtas e bate papo com Cineasta premiado

Compartilhe:

Neste sábado, dia 1, o Sesc Cultura terá uma sessão especial com exibição de curtas premiados de Joel Pizzini, cineasta sul-mato-grossense que se destaca no cenário com importantes premiações e participações em vários festivais, inclusive internacionalmente. A sessão, aberta ao público e sujeita à lotação da sala, será às 19h15, com bate papo com o autor e mediação de Rodolfo Ikeda.

Serão exibidos os curtas “Coisando” (12min.), “Transe Visionário” (8min.), “Mar de Fogo” (8min.) e “Glauces” (30min.). Os dois primeiros produzidos para a Série Prisma Literário, retratam escritores finalistas e vencedores do prêmio Oceanos (2017), o maior da literatura em língua portuguesa.

“Coisando” é fotografado por Luis Abramo e produzido por Bárbara Bergamaschi, parte de um livro de autoria o poeta Eucanaã Ferras. Tendo como cenário da Fábrica Bhering, no rio de Janeiro, Eucanaã Ferraz fala sobre poema e faz um inventário de coisas do mundo moderno ocidental. A partir da leitura do livro “Cada Coisa” e de poemas de outras obras, como “Sentimental”, Prêmio Portugal Telecom, Eucanaã Ferraz, professor, ensaísta e autor de histórias infantis, esquadrinha o significado lúdico dos mais diversos objetos que, de tão presentes em nossas vidas, passam despercebidos.

“Transe Visionário”, também fotografado por Luis Abramo e produzido por Bárbara Bergamaschi e recria o encontro do escritor José Castelo com o artista Bispo do Rosário, através de sua obra.

Em “Mar de Fogo”, curta experimental selecionado para a competição oficial da Berlinale, 2015 e Mostra Internacional, um filmensaio sobre a gênese de “Limite” (1930) de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, making of do filme e relatos do autor, MAR DE FOGO recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística

Já Glauces, é um documentário de invenção sobre a trajetória de uma das maiores atrizes brasileiras, a sul-mato-grossense, Glauce Rocha. Através de um estudo do rosto e da arte de interpretar de Glauce, o filme aborda duas décadas do cinema brasileiro, destacando as diversas luzes e estilos experimentados pela atriz, desde os anos cinquenta. Glauces é um filme sobre o enigma de um rosto. Um rosto-máscara. Um rosto paisagem. Um rosto-história. O rosto que dá corpo ao filme-ensaio é de Glauce Rocha (1933-77), protagonista do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, entre outros. O filme recorre às sobras de negativos e cenas inéditas que não foram aproveitados na edição final do clássico de Glauber Rocha.

Sobre Joel Piziini – Pesquisador, mestre em cinema pela UFF-RJ, autor de ensaios documentais premiados internacionalmente. Joel Pizzini conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem, nos Festivais do Rio, Mar Del Plata e Brasília. Para a televisão, a convite do Canal Brasil, realizou os retratos “Um Homem Só” (2001), “Elogio da Luz” (2003), “Retrato da Terra” (2004), “Helena Zero” (2006), entre outros. Conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza e Professor da PUC- Rj (pós-graduação em Comunicação) e Faculdade de Artes do Paraná, Pizzini foi artista residente da Unicamp do Arsenal/Fórum da Berlinale, dentro do projeto “Living Archive”. Trabalhou ainda como Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha. Pesquisador de novas linguagens, participou do projeto Artecidade e da Bienal de São Paulo, Mercosul com vídeoinstações e direção de performances. Dirigiu recentemente o filmensaio “Olho Nú” (sobre Ney Matogrosso), co-produzido pelo Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, premiado como melhor filme do Festival In-Edit e FestCine América do Sul e selecionado oficialmente para o Doc Lisboa e Festivais de Havana, Guadalajara, FIPA (Biarritz). Criou a instalação “Ruído no Branco” a convite da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre (RS) e produziu e dirigiu “Mar de Fogo”, curta experimental selecionado para a competição oficial da Berlinale e Mostra Internacional de São Paulo.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS