Cinema | Diarionline | 08/10/2018 10h25

Produtores de filme turístico de Corumbá recebem convite para participar de concurso internacional

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Três anos após o vídeo “Corumbá Incrível” produzido pela produtora Estúdio Eureka, com direção de cena de Marco Calábria e Bruno Nishino, ter arrebatado o prêmio de melhor filme em Língua Portuguesa em um concurso internacional promovido pelo Festival Internacional de Filmes de Turismo Art&Tur, em Portugal, Corumbá está de volta ao velho continente. O filme institucional foi criado em parceria com a Prefeitura de Corumbá.

O êxito da obra, que tinha como meta fomentar o turismo atraindo olhares para a cidade que possui uma das mais importantes reservas ecológicas e históricas do Brasil, deu visibilidade aos participantes do projeto, que ganharam reconhecimento e projeção internacional a partir daí.

No início da semana, às vésperas da 11ª edição do mesmo festival que deu projeção ao trabalho em 2015, um convite/desafio surgiu: a oportunidade de fazer parte da grande novidade do Festival este ano, o projeto Art&Tur Factory, que levará um conjunto de realizadores internacionais a filmar em Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias de Xisto – localizadas em território essencialmente constituído por montanhas de xisto, material utilizado nas construções da região.

O desafio de produzir uma peça de 2 a 3 minutos para competir com realizadores e produtores de países como África do Sul, Espanha, Holanda, Índia, Iran, Japão e Paquistão, seduziu a dupla, que em poucos dias, se mobilizou na montagem de uma equipe para encarar empreitada.

“Um dos organizadores do evento me ligou e nos convidou para participar do Festival que seria sediado em Leiria. Aceitamos pelo fato de ser uma disputa internacional com produtoras de outros países, além da possibilidade de visibilidade que isso pode gerar para a empresa, com o prestígio de ter sido convidada para um evento internacional. É uma satisfação saber que o filme ‘Corumbá Incrível’ teve essa projeção. É muito legal poder levar o nome de Corumbá para fora do país”, disse ao Diário Corumbaense, o diretor Marco Calábria, que ao lado de Bruno Nishino, é proprietário do Estúdio Eureka.

Como será o desafio

Os filmes promocionais da região que deverão ter até 3 minutos de duração serão apresentados ao público e júri no dia 25 de outubro em sessão especial. O vencedor será anunciado no dia seguinte. Antes, já na cidade portuguesa de Leiria, as equipes terão até cinco dias para realizar o trabalho – três de filmagens e dois de edição. Tudo isso sem contar o trabalho de pré-produção, ou seja, todo o processo criativo, que envolve a formatação do filme, antes do início das captações. Para isso, a dupla trabalha em conjunto com a roteirista Priscila Midori.

Na parte de produção, já em terra internacional, duas pessoas integrarão a equipe. A atriz e produtora brasileira que mora em Lisboa, Mariana Castelo Branco, que viverá uma fotógrafa na obra e o diretor de fotografia Leandro Miranda - diretor de audiovisual da Plataforma de conteúdo gastronômico - Fartura Comidas do Brasil. A versatilidade dos profissionais, que deverão executar o plano em poucos dias, foi fundamental para a montagem da equipe.

“No processo criativo, roteiro, análise do destino, potencialidades e marketing, fizemos um estudo, para poder chegar ao público alvo específico que a gente acha que vale a pena, para ele – o filme – ter uma funcionalidade, uma estratégia por trás e não ser apenas um vídeo bonito. Nesse processo, profissionais têm nos auxiliado a compor esse personagem e a roteirista Priscila Midori, que não mora aqui, nos auxilia com o roteiro, os ajustes. A equipe que vai produzir esse filme é formada por quatro pessoas além de mim e do Bruno Nishino, que são a Mariana Castelo Branco e o Leandro. São profissionais renomados no mercado de filmes, todos muito bem conceituados na área que possuem grande experiência, o que vai acrescentar muito na agilidade e na qualidade do material”, explicou Calábria.

Oportunidade
Se o trabalho será premiado, não se sabe. O importante segundo o diretor é a oportunidade e o reconhecimento internacional que o concurso trará. “Temos a intenção de entrar nesse mercado internacional de filme turístico, almejávamos esse estilo de filme, esse formato. É uma oportunidade tremenda de fazer um portfólio de filme internacional e de atender outros países.

As equipes participantes se instalarão na cidade sede de 19 a 27 de outubro, na Aldeia Ruiva, no município de Proença-a-Nova. Lá, poderão escolher para as locações aldeias que integrem a rede histórica de Portugal, ou Aldeias de Xisto. Após a premiação, a equipe deve permanecer em Portugal para rodar em sequência um filme promocional turístico para as cidades de Tomar e Fátima.

O Festival

O Festival Art&Tur que acontece entre os dias 23 e 26 deste mês, na cidade de Leiria, em Portugal, tem como missão ser referência nacional no domínio do cinema turístico, criando um ecossistema favorável à criatividade e à inovação neste setor, prestigiando os melhores projetos e conferindo-lhes maior visibilidade nacional e internacional. Como consequência, o Art&Tur assume-se como um importante meio de promoção turística e de branding territorial das marcas parceiras.

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