Este é o segundo final de semana do projeto que circula pelos parques da cidade de Campo Grande 

"/>
Cinema | Com Lucas Arruda | 14/10/2021 11h42

Praça do José Abrão terá exibição de filmes pelo Transcine – Cinema em Trânsito

Compartilhe:

Neste fim de semana acontece a segunda exibição de filmes pelo projeto Parques da Cidade, do cineclube Transcine – Cinema em Trânsito. Na sexta-feira (15), às 18 horas, é a vez da praça do José Abrão receber a sessão de cinema. A programação é gratuita e o público ainda ganha pipoca. Na terça-feira (19) e quarta-feira (20), a Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira terá oficina de vídeo gratuita para os alunos interessados.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século 19 e início do século 20: documentários dos irmãos Lumiére; Viagem à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

“Escolhemos filmes do início da história do cinema para mostrar como eram feitas essas produções, mesmo com as dificuldades e falta de recursos era possível fazer. E cinema é a arte da visão, estes filmes nos ajudam na percepção do espaço como imagem, dando suporte nas produções artísticas e direcionando sobre a importância do que filmar e o porquê filmar”, explica a produtora audiovisual Mariana Sena, uma das idealizadoras do projeto.

A edição Parques da Cidade ainda percorrerá bairros da Capital. No dia 29 de outubro o Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, situada no bairro Tiradentes, vai sediar a sessão de cinema.

Em novembro, no dia 12, o parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, receberá o cineclube e no dia 26 haverá a última exibição desta edição no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Oficina de vídeo

Após a exibição dos filmes, em todos os bairros atendidos pelo projeto, haverá uma oficina de vídeo ministrada pelo arte educador Gabriel Lima. “A ideia deste projeto é propor experiências com a prática de ver e fazer cinema. Assim, durante os três dias proporcionaremos às pessoas que participarem uma imersão cinematográfica”, esclarece Cátia Santos, outra das idealizadoras do projeto.

A oficina terá um formato dinâmico e será oferecido um guia de linguagem audiovisual aos inscritos. Durante a parte teórica será trabalhado conteúdo sobre os diferentes aspectos da linguagem audiovisual, sua história, evolução das narrativas e a tecnologia envolvida nessa experiência. As inscrições podem ser feitas durante a exibição dos filmes ou solicitada pelas redes sociais do projeto.

Essa edição do Transcine foi contemplada com recursos do FMIC – Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), por meio da Prefeitura de Campo Grande.

Para mais informações acesse as redes sociais do projeto: Facebook (@transcinecg) e Instagram (@transcinecg), ou pelo whatsapp 67 98413-3442.

Serviço: A praça do José Abrão fica no cruzamento das ruas Armando Holanda e Rafael Hardi, no bairro José Abrão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS