Nesta sexta-feira o MIS debate a respeito de filmes franceses

"/>
Cinema | Com Fundação da Cultura | 28/01/2022 09h51

Nesta sexta-feira o MIS debate a respeito de filmes franceses

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, promove um debate, no dia 28 de janeiro de 2021, a partir das 17h30, pelo Instagram da Fundação de Cultura de MS, a respeito de dois filmes franceses que serão liberados de graça pelo streaming da Cinemateca do Rio de Janeiro.

Os filmes são: “Tudo o que me resta da revolução” (Tout ce qu’il me reste de la révolution), (2018), de Judith Davis e “Com toda a minha força” (De toutes mes forces), (2017), de Chad Chenouga. Os filmes estarão disponíveis na plataforma “Ifcinema à la carte”, para o acesso em visualizações individuais por streaming, sem necessidade de registro. Participam do bate-papo promovido pelo MIS e Aliança Francesa Marcia Saddi (AF) Marinete Pinheiro (MIS) e Vitor Zan (UFMS).

Os filmes estão liberados por meio da Cinemateca do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Aliança Francesa e a Embaixada da França, por ocasião do evento "A NOITE DAS IDEIAS" (La Nuit des Idées). Na noite de 27 de janeiro de 2022, as pessoas vão poder assistir de graça os 2 filmes no streaming da cinemateca.

Iniciada em 2016, “ A Noite das Ideias” é um evento anual organizado pelo Institut français e as Embaixadas da França através do mundo para celebrar a livre circulação das ideias e conhecimentos, oferecendo, na mesma noite, conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, bem como projeções sobre um tema especial.

Os dois filmes disponíveis este mês dialogam com a temática desta 7ª edição, "(Re)construir juntos” que visa a gerar discussões e torno da reconstrução das nossas sociedades que enfrentam desafios singulares, bem como em torno da solidariedade e dos esforços de cooperação entre indivíduos, grupos da sociedade civil e Estados.

Confiram a sinopse dos filmes:

Tout ce qu’il me reste de la révolution (2018), Judith Davis

Primeiro longa-metragem da atriz Judith Davis, o filme “O Que Me Ficou Da Revolução” segue as aventuras de Angèle, uma jovem francesa de uma família de ativistas que luta contra a maldição da sua geração: nascer "tarde demais" numa época de depressão política global. O que lhe resta da revolução, das suas transmissões, das suas desilusões e esperanças? Este longa-metragem explora com humor e inteligência a desordem política de uma geração de jovens franceses, ansiosos por perpetuar as lutas revolucionárias da antiga geração (a famosa “Geração 1968”), ao mesmo tempo que tenta trilhar um caminho num mercado de trabalho cada vez mais fechado.

De toutes mes forces (2017), Chad Chenouga

Este segundo filme do realizador francês Chad Chenouga segue Nassim, um estudante de uma prestigiosa escola secundaria parisiense. Nassim parece ter uma vida tão ordinária como seus colegas de escola. Ninguém suspeita que ele acabou de perder a sua mãe e passa suas noites num abrigo provisório. Apesar da ajuda da diretora (interpretada pela incrível Yolande Moreau), ele se recusa a ser assimilado aos outros jovens deste centro. A fim de ser aceite pelos seus amigos da escola, Nessim esconde o seu segredo. Um drama delicado que questiona o determinismo social.

Realizada pelo Institut Français com apoio da Cinemateca da Embaixada da França, “IFcinéma à la carte” é uma mostra inteiramente online e 100% gratuita que tem como principal intuito a celebração da diversidade e vitalidade do cinema francês e francófono, de forma totalmente acessível a todos os públicos.

Mais informações sobre a “Noite das Ideias” você obtém no Museu da Imagem e do Som de MS, pelo telefone (67) 3316-9146. Instagram: @fundacaodeculturams  Link da plataforma streaming: https://ifcinema.institutfrancais.com/fr/streaming/alacarte

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS