Cinema | Da redação | 27/09/2017 09h11

MOVCINE realiza ciclo de seminários em setembro

Compartilhe:

No mês de setembro o Curso de Extensão em Cinema da UFMS, MOVCINE, trará uma programação especial para todos os interessados em cinema. Entre os dias 25 e 29, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul receberá um ciclo de seminários aberto para o público geral.

As palestras serão marcadas pela relação do cinema com outros campos como pintura, antropologia, psicanálise, fotografia e literatura. Os palestrantes ressaltarão os empréstimos e contaminações que a arte cinematográfica sofreu ao longo do tempo a partir das mais variadas influências.

O psicanalista Marcelo Bueno explica, por exemplo, que a relação entre os dois campos começa quando a psicanálise percebeu que “a sucessão de imagens em movimento que caracteriza o cinema mobiliza de maneira privilegiada nosso inconsciente”.

Segundo Bueno a partir disso a arte cinematográfica “estabelece um diálogo de fecundidade ímpar com a psicanálise, fornecendo material relevante para suas reflexões e até mesmo se valendo de seus pressupostos teóricos”.

Para a coordenador do Movcine, a professora do curso de pós-graduação em Comunicação da UFMS, Marcia Gomes, o intuito do dos seminários é estimular o debate sobre cinema ressaltando inter-relação entre os campos e as ideias. “É importante mostrar que dentro de um filme, muitas vezes, existem diversas ideias, noções e teorias que colaboram para a composição estética do cinema e das obras. Desse modo, os seminários vão ilustrar essas possibilidades, destacando as particularidades de cada empréstimo que veremos no cinema”, pontuou.

A programação será composta pelas palestras Fotografia e Cinema, Psicanálise e Cinema, Pintura e Cinema, Antropologia e Cinema, Literatura e Cinema. Os participantes que tiverem presença assídua receberão certificado. Os Seminários acontecem no auditório da Arquitetura da UFMS, às 19h.

Devido ao número de ausências no primeiro módulo realizado pelo MOVCINE, essa também é a oportunidade para os inscritos e não-inscritos não chamados na primeira chamada tenham a chance de conseguir uma vaga nos demais cursos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS