Cinema | Da Redação | 29/03/2021 13h54

Mostra sobre cinema do Norte e Centro-Oeste terá sua 1ª edição

Compartilhe:

Até o dia 30 de março vai  a 1ª edição da Mostra Histórias do Brasil Profundo - o cinema contemporâneo no Norte e no Centro-Oeste, com uma seleção de filmes recentes realizados por cineastas e produtores destas regiões do país. A programação será on-line e gratuita, pelo serviço de streaming InnSaei.TV e Youtube, e, além dos filmes, inclui também debates com críticos e especialistas e conversas com os cineastas.

Como resultado direto de políticas públicas dedicadas à descentralização dos investimentos financeiros no setor audiovisual, na última década surgiram cadeias produtivas regionalizadas de cinema, que nos anos recentes têm apresentado o resultado artístico desse empenho. A programação de filmes inclui títulos que se destacaram em importantes festivais internacionais de cinema, como é o caso do longa-metragem Vento seco, escrito e dirigido por Daniel Nolasco, que estreou no Festival de cinema de Berlim, em 2020, ou do filme Por onde anda Makunaíma?, produzido por Thiago Briglia e Letícia Friedrich, escrito e dirigido por Rodrigo Séllos, vencedor do Festival de Cinema de Brasília, em 2020. Também fazem parte da seleção filmes de realizadores e realizadoras de cidades do interior dos estados, como é o caso de Choveu há pouco na montanha deserta, escrito e dirigido por Rei Souza, cineasta de Anápolis/GO, ou do filme Majur, de Íris Alves Lacerda, de Rondonópolis/MT.

A Mostra busca revelar a um público interessado em um cinema nacional de perfil mais autoral uma parcela importante da produção que têm surgido nessas regiões, que historicamente têm pequena participação na produção cinematográfica nacional. Um cinema que revela potenciais artísticos e estéticos renovados para a filmografia do cinema brasileiro, com ênfase no chamado Brasil profundo, em boa medida ainda desconhecido do grande público. Narrativas que imaginam um país diverso e complexo.

A 1ª Mostra Histórias do Brasil Profundo é uma realização da Caprisciana Produções, através da Lei Aldir Blanc, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO

O quê: Mostra Histórias do Brasil Profundo - o cinema contemporâneo no Norte e no Centro-Oeste

Quando: de 22 a 30 de março de 2021

Onde: Innsaei.tv e youtube da Caprisciana Produções



REDES

Site: www.históricasdobrasilprofundo.com.br

Facebook: https://m.facebook.com/mostrabrasilprofundo

Instagram: https://www.instagram.com/mostrabrasilprofundo

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTKhwI8w3L7z2lWj6OnRkjQ

Plataforma: https://innsaei.tv/#/detalhes/4dc1ed2d-f75c-48c8-a31f-d5f2020c5f13

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS