Cinema | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 04/07/2012 11h26

Mostra de Cinema Francês da FCMS apresenta obras contemporâneas com entrada franca

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza de 9 a 13 de julho, no Museu da Imagem e do Som, a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições têm entrada franca.

A mostra contará com produções premiadas e contemporâneas de diretores consagrados pela crítica e pelo público. As exibições acontecem sempre às 19 horas. O jornalista e curador Thiago Andrade explica que a escolha dos filmes se pautou por obras contemporâneas de diretores fundamentais da cinematografia francesa, sem recorrer aos clássicos tão citados, oferecendo um olhar mais próximo ao que alguns grandes realizadores estão produzindo atualmente.

“Embora se classifique a cinematografia francesa como difícil, os filmes selecionados podem ser vistos sem grandes ressalvas, com exceção apenas de `Filme socialismo’, um trabalho que se insere entre a videoarte e o ensaio audiovisual. De qualquer forma, são filmes pare serem consumidos com calma, degustando-se cada sensação, quadro ou diálogo, assim como se faria com um bom vinho francês”, comenta Thiago Andrade.

“Um recorte como esse permite a inclusão de pedras fundamentais como Jean-Luc Godard e Alain Resnais ao lado de contemporâneos incensados por crítica e público como Christophe Honoré e Michel Gondry, os quais, pode-se dizer, apresentam certa relação estilística com os anteriores. Há também um filme de Phillipe Garrel, que iniciou seus trabalhos em meio à Nouvelle Vague, mas nunca se tornou um dos ícones do movimento e acabou sendo redescoberto pelas novas gerações com 'Amantes Constantes’. De qualquer forma, trata-se de um diretor elegante e que sabe contar boas histórias", analisa o curador.

A Mostra Cinema Francês antecede o 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses que celebra a Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa. "A cultura francesa é muito rica e de valor inestimável; Brasil e França têm ligações históricas importantes no campo das artes, como a Missão Artística Francesa e a influência da Nouvelle Vague para o Cinema Novo, movimento que marcou a produção nacional. A Mostra Cinema Francês, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção francesa, atualiza estes laços entre Brasil e França e dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento no Estado" afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo Márcia Saddi, gestora de comunicação e professora da Aliança Francesa de Campo Grande, “a iniciativa do MIS em proporcionar a Mostra Cinema Francês é bastante relevante para o enriquecimento da cultura do Estado devido à sua diversidade de temas sob as lentes de diretores renomados”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS