Cinema | Da redação | 05/10/2017 07h43

MIS exibe vídeo produzido por estudantes sobre os 40 anos do Estado

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som (MIS de MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, exibe nesta quinta-feira (5), às 19h30, um vídeo documentário produzido por alunos do primeiro ano “D” do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos. O MIS auxiliou os alunos durante o processo de produção do “Primeiro Documentário”, que homenageia os 40 anos de MS.

Segundo o professor Cesar Floriano, da disciplina Protagonismo Juvenil, a ideia surgiu a partir de uma solicitação da Secretaria de Estado de Educação sobre a possibilidade de desenvolver projetos sobre os 40 anos de MS. Auxiliaram no projeto os professores Brandon Borislav, de Filosofia, e Luiza Martins, de Espanhol. Os trabalhos começaram antes das férias de julho.

“Alguns alunos trabalharam na direção e alguns na produção e assistência de direção, fizeram a pesquisa e o levantamento com os entrevistados. Durante todo o processo demonstraram muito profissionalismo, segurança e empenho em acompanhar as gravações. Eles gravaram no contraturno, no período da tarde, e tiveram toda a compreensão e apoio dos pais. Os estudantes entenderam o compromisso que estavam assumindo. No começo teve um pouco de medo, por ser um desafio novo, mas depois tudo foi correndo bem, principalmente pela solicitude dos entrevistados em nos atender prontamente”, diz Cesar Floriano.

O documentário foi produzido com entrevistas que narram a história de Mato Grosso do Sul a partir de sua criação, com enfoque histórico, de lazer, esporte (principalmente futebol), como é ser jovem em terras pantaneiras, como é viver em Mato Grosso do Sul, além da música regional. Foi todo produzido em HD (tecnologia High Definition), tem 50 minutos de duração, contou com parcerias e teve um investimento de apenas R$ 1.000,00 (mil reais) para as filmagens e edição.

A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, explica que o Museu deu todo o suporte técnico necessário para a realização do documentário. “A escola nos procurou e auxiliamos dando instruções de como realizar o vídeo e cedendo o espaço do museu para a captação de entrevistas. O Museu não é só um espaço de salvaguarda da memória, também é de fomento à produção da imagem e do som. Oferecemos assessoria para tornar essa realização possível. A gente fez a conexão com eles, os contatos para as entrevistas, que para a escola às vezes é muito distante, a gente facilitou isso. Acreditamos nesse potencial, que a escola deve ser espaço de produção do audiovisual”.

Para o professor Cesar Floriano, a parceria com o MIS foi fundamental. “Se o Museu não tivesse aberto as portas para os alunos, seria apenas um trabalho. Agora é totalmente diferente, é ‘o’ trabalho, é ‘o’ material”.

O resultado pode ser conferido nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, às 19h30, no MIS, que fica no terceiro andar do Memorial da Cultura e da Cidadania (avenida Fernando Correa da Costa, 559). A escola vai disponibilizar um ônibus para levar os alunos para a exibição. A entrada é franca e aberta ao público em geral.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS