Cinema | Da redação | 19/05/2017 10h25

​Fim de semana terá exibição de filmes das mostras Direitos e Nacional na 5ª MAD

Compartilhe:

A programação do fim de semana da quinta edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) contará com a exibição de filmes que são destaque no cenário nacional de cinema. Todas as sessões serão realizadas no Teatro Municipal de Dourados, com entrada gratuita.

Nesta sexta-feira (19), às 18h, haverá exibição do filme Martírio (2016), pela Mostra Direitos, que apresenta filmes que coloquem em discussão aspectos políticos, sociais ou humanos. O documentário, dirigido por Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, aborda a marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá, registrando o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio - um conflito de forças desproporcionais entre indígenas e o poderoso aparato do agronegócio. Às 20h30, logo após a exibição, haverá debate sobre o filme.

No sábado (20), dois filmes serão exibidos pela Mostra Nacional. Às 18h, será apresentado o documentário O Cavalleiro, Elyseu (2016), dirigido por Iulik Lomba de Farias, uma biografia do cineasta e documentarista Elyseu Visconti Cavalleiro, um dos expoentes do Cinema Marginal Brasileiro. Já às 20h será exibido o filme BR 716 (2016), com direção de Domingos Oliveira.

No domingo (21) as exibições começam no período da tarde. Às 16h será apresentado o filme A Dama do Rasqueado (2017), dirigido por Marinete Pinheiro. O documentário aborda a vida e a obra de Delinha, precursora do estilo musical rasqueado e considerada a grande dama de Mato Grosso do Sul. À noite, a partir de 20h, será exibido Cinema Novo (2016), com direção de Eryk Rocha, um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, por meio do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores.

A 5ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) é uma realização da Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e tem como parceiros a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania. O objetivo do evento é proporcionar um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS