Cinema | Da redação | 29/06/2018 10h30

Filme desenvolvido através do projeto “Brincar de fazer cinema” concorre a prêmio no Anima Mundi 2018

Compartilhe:

Pela segunda vez consecutiva, um filme de animação desenvolvido pelo projeto de extensão da UFMS “Produção de filme de animação com crianças” foi selecionado para participar da 26ª edição do Festival Internacional de Animação, que acontece no mês de julho, no Rio de Janeiro. Neste ano o trabalho apresentado será o curta “Eu protejo o meu corpo”, na categoria Futuro Animador, que discute questões da autoproteção e autocuidado das crianças em situação de vulnerabilidade de violência, sobretudo a sexual.

O projeto de extensão surgiu em 2010 com o intuito de discutir gênero, direitos infantis e violência contra a criança e infância, produzindo filmes de animação com os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Campo Grande, juntamente com os cinco acadêmicos de pedagogia participantes. “Esse projeto começou pelo interesse em analisar os livros infantis feito para as e crianças, e durante a pesquisa foi constatado que elas preferiam os vídeos ao invés de textos”, explica a professora da Faculdade de Educação (Faed) e coordenadora do projeto Constantina Xavier.

Cada ano é desenvolvido um projeto audiovisual com um tema diferente, escolhidos pelas próprias crianças que participam do projeto. O processo de criação é semanal e consiste em três etapas. Inicialmente a temática principal do projeto é exposta para os alunos a fim de analisar seus níveis de conhecimento, em seguida discutem o assunto de forma lúdica e com oficinas pedagógicas. A segunda etapa é o momento destinado à criação do roteiro e do filme, contando com a participação total das crianças na escolha de personagens, cenários e diálogos. Por fim, a exibição do material final é realizada durante um seminário, no qual recebe os participantes na Universidade, visando promover a reflexão e o diálogo sobre essas questões que envolvem o cotidiano de muitas crianças.

Em relação ao Festival, a coordenadora do projeto afirma ser uma oportunidade enriquecedora e gratificante a todos os envolvidos. “A expectativa é muito grande, é uma felicidade participar desse festival tão importante no Brasil. É uma vitrine maravilhosa feito para as crianças, e é uma forma de socializar e legitimar um trabalho que desenvolvemos aqui, que de certa forma é um pioneirismo no nosso estado”, conclui.

O Festival Internacional de Animação, atualmente é considerado o maior da América Latina. Em sua primeira edição no ano de 1993, reuniu 7 mil pessoas no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e exibiu 144 filmes. O evento é uma organização do Anima Mundi, uma plataforma de animação que oferece experiências para animadores, educadores, produtoras e amantes da área. Também realiza outros projetos, como o Anima Mundi Itinerante, o projeto Anima Escola e os cursos de animação e distribuição de conteúdo para diferentes meios.

Para conhecer mais sobre o projeto de extensão da UFMS, acesse a página do Facebook “Brincar de fazer cinema” ou o site WWW.brincardefazercinema.wixsite.com/brincardefazercinema.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS