Cinema | Da redação | 15/09/2018 10h28

Cineclube UFGD segue com programação de filmes sobre Educação

Compartilhe:

O filme francês Quando tudo começa (1999), de Bertrand Tavernier, será exibido às 17h deste sábado (15), no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O debate será mediado pelo professor Alcimar Silva de Queiroz, da Faculdade de Educação da UFGD e coordenador do projeto de extensão Educação pelo Cinema, que está como parceiro da programação de setembro do Cineclube.

Ainda este mês serão apresentados os filmes: Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1999), dia 22 e; Entre os muros da escola (Laurent Cantet, 2008), dia 29. também acontecerá debate para a sessão do dia 29. Vale a pena explicar que na primeira sessão de setembro, que ocorreu no dia 1º, a previsão é de que já fosse exibido o filme Quando tudo começa. No entanto, por problemas na obtenção da mídia, a programação foi alterada e o filme exibido foi Capitão Fantástico (Matt Ross, 2016) que também estava no planejamento deste mês. É por isso que Quando tudo começa será apresentado neste dia 15.

Quando tudo começa focaliza a história do professor Daniel Lefebvre (Philippe Torreton), que ensina crianças em Hernaing, uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.

Depois de um trágico incidente na escola, Lefebvre decide comandar uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais, que farão de tudo para colocar o professor na linha.

A sessão é aberta ao público e todos os interessados podem participar.

CONTATOS
cineclube@ufgd.edu.br
https://cineufgd.wordpress.com/
https://www.facebook.com/cineclubeufgd/

SINOPSES DAS PRÓXIMAS SESSÕES
Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1999) drama chinês
Sinopse: Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora se estreia, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de esportes e, quase de imediato, Zhang Huike, um dos alunos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar na cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Wei recusa-se a perder outro aluno, e parte em busca do menino, na esperança de que quando o professor titular retornar, não encontre nenhum a menos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3hpyvBXrXoc

Entre os muros da escola (Laurent Cantet, 2008)
François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9EAdkrVbzjU

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS