Cinema | Da redação | 04/09/2017 10h57

Cineclube debate infância enquanto faz brincadeiras com crianças

Compartilhe:

O Cineclube UFGD inovou na sessão realizada no último sábado (02). Durante os oito anos em que o projeto de extensão está em atividade, esta foi a primeira vez em que promoveu brincadeiras para envolver as crianças. Enquanto os cineclubistas, mães e pais participavam da exibição e debate do documentário Mitã (2013), dirigido por Lia Mattos e Alexandre Basso, a garotada se divertia no gramado da UFGD, colocando em prática a temática do filme.

Por meio de uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, Mitã trouxe importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a cultura da criança. Por isso, enquanto na sala de cinema os participantes conversavam sobre o filme, lá fora aos pequenos jogavam bola, pintavam, desenhavam, pulavam corda, amarelinha e corriam pelo “quintal” que se tornou o gramado da Unidade 1 da UFGD.

A iniciativa foi feita pelo Cineclube UFGD em parceria com o Movimento Educação Alternativa MS, representado na oportunidade por Vinícius Bozzano Nunes, mediador do debate, doutorando em Educação pela Unesp e docente do IFMS. Para Vinícius Nunes, o documentário conduziu a um estado de sensibilidade necessário para repensar as representações de infância, criança e humanidade e então, “diante desse quadro de encantamento”, conversar sobre uma educação coerente com esse projeto ético, político e estético.

Entre adultos e crianças, aproximadamente 50 pessoas participaram da atividade. Outra sessão com esta ocorrerá em 23 de setembro, com o filme “Quando sinto que já sei” (2014), dirigido por Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima. Todos os interessados podem participar. A exibição começará às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS