Cinema | Da redação | 31/07/2017 09h25

Cine Truck encanta jovens que nunca foram a uma sala de cinema

Compartilhe:

A Mostra Teen do Cine Truck fez a festa da garotada na tarde desta sexta-feira (28.7) em Bonito, durante o Festival de Inverno. Foi exibido o filme “O que queremos para o mundo?”, do diretor Igor Amin. O filme conta a história de Luzia, que se reúne com suas amigas para realizar um trabalho de música para a escola. Luzia encontra então a oportunidade de transmitir sua criatividade em uma experiência única e compartilhada pelas amigas Sol, Bela e Lua.

As professoras e voluntárias da Ong Instituto Internacional Visão e Vida, de Bonito, Debora Aparecida da Silva e Neli Aparecida Santos Silva, levaram seus alunos para a exibição. “O filme tem tudo a ver com a Ong, fala de arte, de descobrir a arte dentro das crianças. Adoramos o caminhão, é muito aconchegante”, diz Débora. Entusiasmada, ela mostra no celular fotografias da participação dos alunos na abertura do Festival, com apresentação de pernas-de-pau.

Os alunos da Ong Raiane Dias Gonçalves, 10 anos, Beatriz Alves Godoy, 10 anos, Eduarda Alves Godoy, 12, e Kauã Victorino da Silva Nascimento, seis, apreciaram bastante o filme. “O que eu mais gostei é que elas criaram a música com a imaginação”, diz Raiane. Já o pequeno Kauã gostou dos tsurus [cegonhas japonesas de origamis] que a protagonista fazia no filme. “A menina pensava que a banda não ia dar certo porque elas não sabiam tocar, mas tiveram ajuda e deu certo”, explica Débora às crianças.

As professoras Debora e Neli disseram que as crianças nunca foram ao cinema, pois em Bonito não existem salas de exibição. “Para eles é legal estar no cinema, neste caminhão”. Elas disseram às crianças que um cinema é igual ao Cine Truck, só que um pouco maior.

A sessão de cinema também agradou aos adultos. O peruano de Cuzco, Emilio Romero, era guia de turismo no Peru e veio ao Brasil para aprender português. Casou-se por aqui e está há um ano e meio em Bonito. A paixão pelo cinema veio desde a época em que morava em Cuzco. “Eu fazia filmes de ficção com uma câmera 16 milímetros e passava os filmes no quintal da minha casa. As pessoas pagavam ingresso e eu ganhava um dinheirinho”, lembra.

O projecionista do Cine Truck durante o Festival de Bonito, Cláudio Oliveira, diz adorar a ideia do caminhão, destacando a sétima arte. “Tem lugares em que as pessoas não têm chance de ver o cinema, de deslumbrar-se com o cinema, daí veem o caminhão por fora e quando entram, veem que é um cinema. É bem interessante aqui no Festival”.

A produtora do Cine Truck, Lidiane Lima, disse que o pessoal do Festival está bem interessado em assistir aos filmes. “As sessões têm público, as pessoas vêm pedir informações. O caminhão é perfeito, pois agrega muito ao Festival, está aqui na praça, fazendo parte da programação”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS