Cinema | Da redação | 20/06/2018 10h53

Abertura da 2ª Mostra LGBTIQ+ de Cinema será na sexta-feira

Compartilhe:

De 22 a 29 de junho será realizada a 2ª Mostra LGBTIQ+ de Cinema, com exibições de filmes e debates, em vários locais de Dourados. Para a abertura, às 19h desta sexta-feira, será exibido o 1º episódio da série Natasha (Thiago Rotta, 2017), seguido por debate com os diretores e elenco, e também o curta O corpo que habito (Junior Santos, 2015), no Teatro Municipal.

Já no sábado, às 16h, a sessão será no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso) com o 2º episódio da série Natasha e o longa Me chame pelo seu nome (Luca Guadagnino, 2017).

A programação do final de semana se completa no domingo, às 18h, na Casa dos Ventos (Rua Olinda Pires de Almeida, 3090, Vila Esperança), com o 3º episódio de Natasha e os curtas Conexões Perdidas (Albano Pimenta, 2015) e Thelma (Joachim Trier, 2017).

Os debates e exibição de filmes prosseguem até dia 29 de junho. A curadoria da Mostra é do professor da Faculdade de Educação da UFGD, Alcimar Queiroz, que também é o coordenador do projeto de extensão que viabiliza o evento.

O objetivo é proporcionar a comunidade da região de Dourados o contato com a produção cinematográfica na área temática– lésbica, gay, transexual/transgênero/travesti, intersexual, queer/questionadora e outras mais – além da participação das palestras com acadêmicos e pesquisadores interessados nos assuntos correlatos ao Estudo de Gênero e Sexualidade.

A iniciativa faz parte da programação que antecede a Parada do Orgulho LGBT+ de Dourados que ocorrerá em 30 de junho, com concentração a partir das 14h30, na Praça Antônio João. Além da Mostra, serão realizados outros eventos como a Oficina de Cartazes hoje (19), às 15h, na Praça Antônio João e o debate “LGBTIQA+ nos espaços políticos”, em 25 de junho, às 16h, no Auditório 2 da FADIR (Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, Jardim da Figueira).

A UFGD participa da organização da programação da Parada por meio da 2ª Mostra LGBTIQ+ de Cinema e também por meio do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da (NEDGS) que está colaborando com apoio logístico, participação de Ligas Acadêmicas, textos de conscientização e esclarecimentos sobre questões de gênero e diversidade sexual para publicação em jornais e mídias sociais, dentre outros.

CONTATOS
Alcimar Queiroz: asqz.ufgd@gmail.com
Parada do Orgulho LGBT+ de Dourados: https://www.facebook.com/lgbtdourados/
Acompanhem o evento da 2ª Mostra LGBTIQ+ de Cinema: https://www.facebook.com/events/222006495259898/

SINOPSES
NATASHA - Brasil, 2017. (26 min) - Direção: Thiago Rotta - Roteiro: Antony Magalhães.
Sinopse: Após o assassinato de uma travesti em uma cidade do interior, três amigas decidem, como homenagem, se aventurar em uma viagem até o estado vizinho para participar de um concurso de Drag Queens que ela participaria. Em uma Kombi e com uma motorista lésbica, elas atravessam o estado enfrentando as dificuldades de se pegar estrada sem dinheiro e sem saber o que as espera. Em uma jornada de autoconhecimento elas são obrigadas a lidar com o preconceito e falta de conhecimento da sociedade.
Informações: www.facebook.com/serienatasha

O CORPO QUE HABITO - Brasil, 2015. (15 min) - Direção: Junior Santos - Roteiro: Jady Mota e Junior Santos.
Sinopse: Descontruir os muros do preconceito, aproximando a sociedade da verdade sobre o corpo trans. Partindo do princípio de mostrar histórias reais, a peça audiovisual levanta temáticas importantes como: questão de gênero, transfobia, comércio sexual entre outros.

ME CHAME PELO SEU NOME (Call me by your name) - França, Itália, EUA, Brasil, 2017. (2h 12m) - Direção: Luca Guadagnino.
Sinopse: O sensível e único filho de uma família americana com ascendência italiana e francesa, Elio, está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem da Riviera italiana. Mas tudo muda quando chega Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. (Fonte: Site Adoro Cinema)

CONEXÕES PERDIDAS - Brasil, 2015. (16 min) - Direção: Albano Pimenta - Roteiro: Vinnie Oliveira e Albano Pimenta.
Sinopse: Tadeu é um rapaz tranquilo, que vê sua rotina mudar de rumo com a chegada de Yan, que é amigo de sua melhor amiga Diana. E nesta rede de amizades que se cruzam, Tadeu transita entre novas descobertas, paixões que iniciam de surpresa e seus rompimentos abruptos nem sempre irremediáveis. Um curta sobre a magia do encontro e as conexões que por acaso acabam perdidas.

THELMA - Noruega, França, Dinamarca, Suécia, 2017. (1h 56m) - Direção: Joachim Trier.
Sinopse: Depois de se mudar para Oslo para estudar, Thelma passa pelos momentos mais estranhos de sua vida. Ela descobre que possui uma energia incontrolável que afeta não só sua vida, mas o universo ao redor, e se vê perdidamente apaixonada por uma colega.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS