Cinema | Com Observatório do Cinema | 17/01/2024 11h14

13 anos depois, Christopher Nolan soluciona final de A Origem

Compartilhe:

Treze anos depois e Christopher Nolan ainda está sendo questionado sobre o final de A Origem. Agora, ele deu a resposta definitiva sobre o final do longa-metragem com Leonardo DiCaprio.

O final é notório. O personagem de Leonardo DiCaprio, Cobb, concluiu sua missão e retorna para casa com seus filhos, mas o filme foca no pião, que começa a rodar. A tela se apaga.

Se o pião girar indefinidamente, Cobb ainda está sonhando. Se cair, Cobb está acordado no mundo real.

Os espectadores passaram mais de uma década debatendo se Cobb está acordado ou sonhando no final de A Origem, mas Nolan disse recentemente no podcast Happy Sad Confused que tais debates estão perdendo o verdadeiro significado do final: Cobb não se importa.

“Eu passei por uma fase em que me perguntaram muito sobre isso”, disse Nolan quando o tema do final de A Origem surgiu. “Acho que foi [a produtora] Emma Thomas que apontou a resposta correta, que é o personagem de Leo… O ponto da cena é que o personagem não se importa naquele momento. Não é uma pergunta que eu respondo facilmente”.

Final de A Origem é completo, independente do final
“Há uma visão niilista desse final, certo? Mas também, ele seguiu em frente e está com seus filhos”, acrescentou Nolan à Wired no início deste mês. “A ambiguidade não é emocional. É uma ambiguidade intelectual para o público.”

Se o pião de Cobb continua girando ou cai na mesa não afeta a conclusão emocional de A Origem, que para Nolan é onde está o cerne da história.

Cobb chegou em casa com seus filhos. A jornada emocional do personagem está completa, e por isso ele nem se importa em verificar se o pião continua girando.

Dito isso, atores do filme já compartilharam suas interpretações do final do filme.

O mais recente filme Nolan, Oppenheimer, já está em exibição nos cinemas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS