Cerâmica | Da redação | 27/10/2016 07h18

Vestibular: Cineclube UFGD exibirá a animação “O Menino e o Mundo”

Compartilhe:

O projeto de extensão Cineclube UFGD exibirá, neste sábado (29), a animação brasileira “O Menino e o Mundo” (2016), dirigida por Alê Abreu e indicada ao Oscar 2016 de melhor animação.

O filme está na lista de obras literárias, teatrais e cinematográficas que cairão nos Vestibulares de 2017, 2018 e 2019 da UFGD e o objetivo do Cineclube é oportunizar o acesso e a reflexão sobre a obra. De forma que além da exibição, também será realizado o debate sobre a animação.

Todos os interessados estão convidados a participação dessa sessão, que começa às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O debate será conduzido pelas integrantes do Grupo de Estudos InterArtes, Adrieli Svinar e Evelin Gomes.

“O Menino e o Mundo” é vencedor de 34 prêmios, entre eles o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial e do Grande Prêmio da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa.

A sinopse é a seguinte: sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Dessa forma, é um filme para o público infantil, por apresentar um universo ingênuo e lúdico do ponto de vista do protagonista, mas é também um filme político, pois na trajetória do personagem principal, atravessam-se os diversos estágios que o capitalismo conheceu ao longo dos séculos.

O longa-metragem traz na singeleza do desenho, feito em traços simples na cor preta e apresentado em 2D, um personagem que retrata as mais inquietantes questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS