Cerâmica | Da redação | 27/02/2016 10h39

Prefeitura da Capital segue com inscrições abertas para curso de Cerâmica

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), abre novas inscrições para Oficina de Iniciação à Cerâmica que acontecerá todas as terças-feiras e quintas-feiras, no Atelier Livre do Horto Florestal. O Curso contínuo e gratuito para pessoas a partir dos 12 anos, com vagas limitadas.

A artista, ceramista e arte-educadora Helena Belalian, ministrante do curso, pretende mostrar o universo da cerâmica através de aulas teóricas e praticas ensinando as principais técnicas de construção do trabalho cerâmico dando ênfase a criação. O inscrito terá que arcar, apenas, com a compra do material que será informado pela professora.

A ceramista explica que durante toda a sua história, a cerâmica foi considerada como arte. “Para o ceramista o sucesso de uma obra não depende apenas da habilidade, mas principalmente, do ponto de vista inicial, ou seja, a ideia”, comenta.

Ela afirma que o ceramista tem uma profunda ligação com a terra e com seu trabalho. “É este envolvimento e comprometimento com o barro que faz com que as peças sejam únicas e mais que tudo, ideias concretizadas”.

Seja qual for a técnica utilizada, o material principal é a argila. Ela é de uma terra fina, mole e impermeável, que com água, resulta uma massa plástica; e quando queimada se transforma em cerâmica. A argila é material fácil de conseguir, é pode ser utilizada para fazer objetos utilitários e escultóricos.

Os processos envolvidos na realização das peças de cerâmica são relativamente simples, mas é necessário ter experiência para dominá-lo, e esta só se adquire com o trabalho e o estudo.

Serviço:
Oficina de Cerâmica
terças –feiras – 14h às 17h
Quintas-feiras – 8h às 11h
Local: Atelier Livre do Horto Florestal (rua Joel Dibo, em frente ao Senac).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS