Cerâmica | Da Redação/Com Assessoria | 10/06/2013 13h10

Oficina de Cerâmica Terena capacita artesãos de aldeia urbana da Capita

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza entre os dias 10 e 21 de junho na Aldeia Urbana Água Bonita, em Campo Grande, a Oficina de Cerâmica Terena para artesãos do núcleo produtivo local. 

Ministrado pela artesã Elida Fátima, o curso acontece das 8 às 18 horas e soma 80 horas/aula. A turma contará com 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que usam argila como matéria-prima, respeitando as características da cerâmica terena, patrimônio cultural do Estado. 

A oficina pretende ainda resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade nas diversas áreas necessárias à produção de peças artesanais.


Élida Fátima Júlio Antônio tem grande representatividade nas comunidades indígenas do Estado pelo seu trabalho cultural. Autodidata como ceramista terena, aprendeu a técnica aos 13 anos em sua aldeia e suas peças são reconhecidas nacionalmente. 

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses. 

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo. 

O curso acontece no Centro Comunitário da Aldeia Urbana Água Bonita, no bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande. Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura, basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS