Cerâmica | Da redação | 16/05/2016 15h07

Artista expõe arte contemporânea em atrativo turístico

Compartilhe:

Em meio as artes de cerâmica do Mestre Cilso Tibúrcio, no Galpão Guaicurus, podem ser encontradas obras de um dos precursores do grafite em alto relevo 3D, Marlon Beraldo, de 29 anos. Em junho, um comitiva formada por jornalistas da grande imprensa e mídia especializada conhecerá os principais atrativos turísticos de Dourados contando com esse local.

O município está entre os cinco escolhidos para a Press Trip – Destinos do Revezamento da Tocha Olímpica 2016, realizada pelo Ministério do Turismo, além de ser o único do interior do Mato Grosso do Sul a ser cidade celebração, entre 83 do Brasil. “A passagem da tocha só vem abrilhantar nossa querida cidade”, afirma Beraldo.

Para o artista, um motivo de muito orgulho aos douradenses. Ele nasceu aqui e mesmo residindo em São Paulo não deixa de lado sua contribuição social as origens. Artista plástico de renome mora na capital paulista há quatro anos. Estudou Arquitetura e Urbanismo, mas atualmente cursa Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes. Ele tem um estúdio na Vila Madalena e já teve sua obra expressa na moda, em intervenções arquitetônicas e em exposições de arte contemporânea. Uma atividade carregada de “estilo único, texturas e uma profusão de cores”.

Beraldo vem de uma família de artistas. Cilso é seu tio e sua mãe, Zila, embora tenha trabalhado 32 anos no Tribunal de Justiça do Estado, hoje é uma escrivã aposentada, e garante que nunca deixou de ser ceramista. Ela conta orgulhosa do filho que ainda com 17 anos já mostrava o trabalho até mesmo em outros países, como os Estados Unidos e o Japão.

Mesmo hoje em dia frequentando um ambiente de ensino, declara: “ele é autodidata”. Zila lembra que quando Beraldo tinha cinco anos já demonstrava talento na pintura do próprio quarto. “Eu reformava a pintura da casa e quando entrava no ambiente dele, já estava tudo transformado até o teto”, lembra aos risos.

Quando se entra no Galpão enxergamos vários artesanatos, mas um chama a atenção por mesclar a arte de Cilso e Beraldo. O jovem mostrou o carinho e respeito “grafitando” a imagem do tio em um dos vasos ornamentais. Essa técnica une cola, tinta e massa em um trabalho criativo e personalizado. Ninguém passa ileso diante desse material.

No espírito olímpico, Beraldo participa neste mês de maio da Art Battle Brasil #24. Uma batalha inusitada e diferenciada, já que todo o processo criativo acontece ao vivo, como nas Olimpíadas, envolvendo e hipnotizando o público presente. Os participantes têm vinte minutos para executar a sua melhor performance. Os dois mais votados de cada round vão para a rodada final e disputam o voto de campeão.

Para o prefeito Murilo, um momento histórico para a vida do artista, assim como a passagem da Tocha por Dourados. Além disso, todos levam o nome do município a nível internacional. Ele declara que, assim como Beraldo, Dourados está preparado para este momento único.

A chama estará no município no dia 26 de junho, percorrendo 15 quilômetros até chegar para a celebração na praça Antônio João. As atividades nesse local serão realizadas a partir das 16h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS