Ensaio Geral - Documentário sobre o carnaval de Corumbá lança trailer e prevê estreia ainda no primeiro semestre
Carnaval | Diarionline | 15/04/2018 09h35

Documentário sobre o carnaval de Corumbá lança trailer e prevê estreia ainda no primeiro semestre

Compartilhe:

Com 3 minutos e 42 segundos, o trailer do documentário “Corumbá e o Carnaval do Pantanal”, da produtora carioca Código Solar, foi lançado para as redes sociais e parceiros nesta semana. O material de divulgação já dá um panorama das manifestações e personagens da maior festa popular da região que, este ano, oficialmente, englobou mais de uma semana de atividades a contar do ensaio técnico até a apuração da competição entre cordões, blocos e escolas de samba.

Para captar toda a grandiosidade deste evento para o município, que ainda tem como atrativo as belezas naturais do Pantanal, a equipe permaneceu em Corumbá durante um mês entre os dias 24 de janeiro e 24 de fevereiro, registrando os preparativos e momentos pré-carnavalescos que fazem parte do cotidiano festivo como os ensaios e a movimentação nos barracões das escolas de samba.

Em conversa com o Diário Corumbaense, o cineasta Marcelo de Paula revelou que os registros captados em Corumbá somam mais de 25 horas de gravação, compondo um dos acervos recentes mais completos da folia corumbaense em formato audiovisual.

“A pior parte da edição já passou, que é a decupagem, ou seja, a seleção de imagens a serem trabalhadas para o filme”, comentou ao prever a estreia do longa-metragem ainda no primeiro semestre deste ano. A intenção é fazer lançamento tanto no Rio de Janeiro - cidade de origem dos produtores e inspiração do samba - como em Corumbá.

“Corumbá e o Carnaval do Pantanal” é uma produção independente, mas que conta com parcerias, como o da Prefeitura Municipal, que garantem a estrutura para os registros cinematográficos. Marcelo explicou a este Diário que a Código Solar é uma produtora inserida no mercado audiovisual brasileiro há mais de 16 anos e que adota a realização de projetos de forma independente, a exemplo de outra produção já concretizada também na região de Corumbá.

Durante as produção e execução do filme “Pantanais dos Pantanal”, lançado em 2017 e que tem um enfoque socioambiental, é que surgiu a ideia do argumento para o documentário sobre o carnaval, conforme relatou o cineasta.

“Essa pesquisa aprofundou o conhecimento sobre a história de colonização de Corumbá e a influência cultural Carioca no Município, que ocorreu a partir do término da Guerra do Paraguai, quando a região passou por um maciço deslocamento de militares vindos do Estado do Rio de Janeiro, para consolidar a instalação da Marinha do Brasil em Ladário. Tal núcleo populacional interagiu na linguagem e nos costumes corumbaenses e influenciou diretamente numa das maiores festas populares do Pantanal: o Carnaval de Corumbá”, diz o material de divulgação do longa-metragem que está em fase de finalização.

Para saber mais sobre o documentário “Corumbá e o Carnaval do Pantanal”, visite a fan page no Facebook: https://www.facebook.com/corumbaeocarnavaldopantanal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS