Carnaval | Da redação | 05/02/2016 10h58

Corpo de Bombeiros Militar realiza campanha de orientações para o Carnaval 2016

Compartilhe:

Por ocasião do Carnaval são realizados, em todos os municípios, inúmeros bailes e celebrações diversas, onde é comum a prática de excessos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, assim como atos de violência, excesso de lotação em ambientes fechados (e muitas vezes inadequados para o ingresso de crianças e adolescentes), dentre outros.

O Corpo de Bombeiros Militar estará atuando na Capital e em 23 municípios do interior do Estado onde existem Unidades Bombeiro Militar no período de 05 a 10 de fevereiro.

Foram solicitados reforços de 150 Alunos Soldado BM que atualmente estão lotados na Academia Bombeiro Militares para estagiarem na Capital e 52 militares do administrativo e operacional para atender os seguintes municípios que solicitaram reforços: Fatima do Sul; Costa Rica; Miranda; Paranaiba; Porto Murtinho; Bataguassu; Aquidauana; Chapadão do Sul e Amambai.

Neste período de carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar estará também realizando uma operação de vistorias em todos os locais onde houver os festejos, ou seja, em clubes sociais, logradouros e Balneários, com a finalidade de prevenir eventuais acidentes.

Como nos anos anteriores, a fiscalização realizada pelos militares do Corpo de Bombeiros terá um papel fundamental para dar segurança nos pontos de festa, além de evitar que possíveis tragédias ocorram. Nos clubes sociais, existe a necessidade de certificação para que o evento transcorra seguindo todas as exigências técnicas. Se o local já tiver certificado, serão verificadas as alterações que serão promovidas. Nos logradouros e outros pontos de folia serão verificados as condições de segurança de estruturas de palcos e arquibancadas, assim como dos camarotes, som e iluminação.

Durante este período o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) estará conscientizando a população com a campanha de orientações.

A campanha vai alertar a população para os cuidados durante o feriado prolongado de Carnaval. A estratégia da corporação será o uso do site da corporação e das redes sociais para atingir o maior número de pessoas e conscientizar os foliões para a importância da prevenção.

As mensagens que serão postadas e vão chamar a atenção para os afogamentos, acidentes automobilísticos e comportamento em locais onde haja grande concentração de pessoas. A ideia de usar as redes sociais é uma forma de atingir um público diversificado e com maior agilidade, porque as oportunidades são muitas neste ambiente virtual, principalmente porque podemos levar nossas dicas de prevenção a públicos formadores de opinião em uma escala muito maior do que a alcançada com o material impresso, além disso, contribuímos para que haja menor utilização de papel e consequentemente menos sujeira nas ruas.

Entre as dicas de segurança que serão veiculadas pela campanha estão os cuidados com os afogamentos. A orientação é para que a pessoa evite ingerir bebida alcoólica antes de procurar locais para nadar. “É recomendável também evitar brincadeiras perigosas em cachoeiras e procurar locais conhecidos para a diversão segura, para cada situação existe um comportamento esperado e cada um deve adotá-lo como medida de autoproteção”.

O Corpo de Bombeiros Militar lembra que por meio dessas medidas seja esperado que não ocorram acidentes relacionados à questão da segurança de estruturas.

De modo geral, as restrições mais comuns apresentadas pelos locais que receberão os foliões são: a ausência de projeto de proteção contra incêndio e pânico, a falta de iluminação de emergência, a ausência de extintores, a ausência de sinalização para rotas de fuga e saídas de emergência, assim como a falta de proteção lateral para escadas.

Algumas orientações são bem conhecidas, mas é sempre bom estar atento.

– Antes de sair de casa, deixe os registros de gás bem fechados;

– Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões, lareiras, cinzeiros ou velas acesas;

– Se beber não dirija. Vá de táxi ou de transportes públicos;

– Se alguém se sentir mal perto de você, chame o Corpo de Bombeiros Militar ou qualquer pessoa do serviço de saúde;

– Em aglomerações, mantenha crianças sob constante vigilância;

– Se levar seus filhos com você, esteja atento para não perdê-los de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome e seu telefone;

– É importante manter a criança hidratada;

– Se encontrar uma criança perdida verifique se ela está com uma pulseira de identificação com os telefones dos responsáveis para contatá-los; se não, leve-a a um posto do Corpo de Bombeiros Militar ou da Polícia Militar;

– Evite que as crianças se aproximem do sistema de som, pois pode haver prejuízo para a audição. A surdez é irreversível.

– Crianças não devem ser colocadas em cima de trios elétricos.

– Evite lugares lotados. Para as crianças, a melhor opção são as matinês.

– Beba muita água mineral e sucos de frutas naturais.

– Leve em sua bagagem seus remédios de uso contínuo para evitar problemas de não os encontrar para comprar na cidade em que você estiver.

– Devido ao período quente, o recomendado é utilizar fantasias leves e arejadas, inclusive os calçados.

Para Evitar acidentes

Com afogamentos, orientamos para que:

– Mesmo que saiba nadar, antes de entrar em locais como rios ,lagos ou picinas, verifique as placas de identificação que indiquem PERIGO.

– Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica.

– Não entre na água depois de ingerir bebidas alcoólicas e alimentos em demasia.

– Nunca nade sozinho;

– Nunca deixe crianças sozinhas;

– Redobre os cuidados com as crianças em lugares com piscinas.

– Não deixe crianças aos cuidados de estranhos.

– Não permaneça perto de embarcações;

– Respeite a sinalização do local.

Automobilísticos

– Se beber, não dirija;

– No trânsito, mantenha a calma;

– Cuidado nos cruzamentos durante a noite;

– Respeite o limite de velocidade e atenção para a sinalização de trânsito;

– Use o cinto de segurança;

– Prefira viajar de dia, quando a visibilidade é maior.

Em locais públicos

– Informe-se onde estão as saídas de emergência;

– Abandone o recinto de forma ordenada, sempre respeitando a ordem de saída;

– Procure sempre por locais onde haja o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Lembramos que caso observe alguma irregularidade informe o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência: 193.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS