Carnaval | O Estado MS | 09/02/2018 15h00

Cordão Valu tem trajeto e duração maiores durante carnaval

Compartilhe:

O grupo carnavalesco mais tradicional de Campo Grande aumentou o trajeto dos cortejos e, consequentemente no tempo de duração. No sábado (10) e na terça-feira (13) o Cordão se concentra na Rua General Melo, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas. Às 16h, a Orquestra Vai Quem Vem que, este ano, vai puxar os dois desfiles do Cordão, vai esquentar os foliões. Em seguida, às 17h, terá início o desfile.

O aumento do trajeto dos cortejos foi de 400 metros, aumentando o tempo da apresentação, em mais meia hora. Cada desfile deve durar em torno de 1h30. Antes, o tempo era de 1 hora, em média.

O Cordão Valu sai da Rua General Melo, entra na Avenida Calógeras, e segue até a Rua Marechal Rondon. Na Rondon, com a Avenida 14 de Julho, o cortejo de foliões faz a volta e desce pela 14 de Julho, até a Rua Dr. Ferreira, já no Complexo Ferroviário. Como ali, o caminhão de som não pode entrar (a rua é de paralelepipedo, e preservada), os músicos da Vai Quem Vem descem do veículo, e seguem a pé, tocando até a Esplanada Ferroviária.

Ao final das duas apresentações do Cordão, haverá shows na Rua General Melo, na Esplanada Ferroviária, até meia-noite, horário combinado com as autoridades, para o encerramento da festa. Os dois eventos, do sábado e da terça, são totalmente gratuitos. É só chegar e entrar. Este ano, o Cordão Valu sairá com um estandarte novo, parte da homenagem que está prestando neste Carnaval, ao Cordão da Bola Preta, do Rio De Janeiro, pelo seu centenário.

Além da apresentação da Orquestra Vai Quem Vem, a festa conta com a cantora Alba Lessa, musa do Cordâo Valu, no Carnaval 2018, do grupo Valu Samba Trio e da bateria da Escola de Samba Igrejinha.

Para proporcionar mais segurança e comodidade aos foliões, a coordenação do Cordão vai oferecer melhor organização e infraestrutura. Na área de segurança, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, haverá a presença de policiais militares e da Guarda Municipal, de homens do Corpo de Bombeiros, de brigadistas e de seguranças privados, contratados pelo Cordão. A garantia da presença das forças policiais na Esplanada, foi dada pelo Comando da PM e da Secretaria Municipal de Segurança.

Um posto de atendimento médico, com ambulância e, outro posto, com socorristas da Cruz Vermelha, com atendimento especializado para crianças, com a presença de psicólogos, estará disponível para os foliões. "Este ano, nós do Cordão Valu, demos maior ênfase à questão da organização e infraestrutura, para que nossos foliões tenham um carnaval ainda mais seguro", enfatizou Silvana Valu, líder do Cordão.

A coordenação do Valu solicita ao público que não levem bebidas em garrafas de vidro, para evitar acidentes, além de preservar a área da Esplanada Ferroviária, que é tombada. Aproximadamente 100 banheiros químicos estarão à disposição do público na Esplanada Ferroviária, instalados pela prefeitura. Serão disponibilizados no palco da Esplanada sacos plásticos para o público armazenar o lixo que acumular. (Com assessoria)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS