Carnaval | Lado B | 18/10/2016 15h24

A 4 meses do Carnaval, já tem grito de folia neste sábado com Calcinha Molhada

Compartilhe:

Se contar o feriado oficial, faltam 133 dias para a terça-feira de Carnaval, mas Campo Grande já quer dar as caras para a folia. E é nessa contagem regressiva que um grupo de amigas vai estrear no sábado (22), o bloco "Calcinha Molhada", na Praça Aquidauana.

O reduto alternativo, além de abrigar o bar da Aguena, tem sido palco de feiras e exposições como a Bafafá e a ideia é que ele receba samba e marchinhas até fevereiro chegar. Idealizadoras principais, Raína, Darina e Daiany formam o trio de amigas que deram o nome "calcinha molhada".

"É uma história engraçada e sempre falamos que isso dá nome de bloco. É como toda história de Carnaval e a gente quer deixar uma incógnita aí, para as pessoas entenderem do jeito que quiser", brinca a arquiteta Raína de Alencar Menezes, de 30 anos.

E foi agora, no feriado que passou, numa mesa de bar, que elas decidiram por a ideia em prática mesmo e do agito, criaram o evento no Facebook. "A gente pensava: Carnaval tem que chegar logo, vamos fazer um bloco, mas ia faltar dia para isso, então por que não fazer um pré-Carnaval até chegar o Carnaval mesmo?", se perguntaram. Até lá, o trio espera que o "Calcinha molhada" já esteja consolidado.

O sotaque de Raína não nega que ela veio de fora. Apesar de ter nascido aqui, morou muito tempo no Espírito Santo e há um ano voltou para Campo Grande e se surpreendeu com o Carnaval. "Fiquei impressionada sobre como é gostoso e a gente quer fortalecer isso e a apropriação de espaços públicos como forma de conseguir levar as pessoas pra rua", frisa Raína.

A segunda amiga, apelidada de Goiaba é quem tem o maior apreço pela praça. "Temos um carinho por ela, a gente sempre foi no bar da Aguena, já tradicional. Sempre gostou da pracinha por ser super arborizada, gostosa e acho que é um lugar legal, com as ruas em volta tranquilas", descreve Daiany Couto, de 26 anos, que está à frente da Bafafá a da "A paraguaia".

E quando a história do nome do bloco volta a despertar curiosidade, a gente só sabe mais um detalhe: que a trama delas começaram na casa de Daiany, no Carnaval deste ano.

Darina, a última para completar o trio, conheceu Raína no Carnaval e está na expectativa para a estreia do bloco. "A gente sempre falou que ia ter que fazer, eu gosto bastante de Carnaval, é alegria, a gente sai um pouco do normal, do cotidiano", afirma a arquiteta Darina Aragão, de 30 anos.

Mas já? - E foi atendendo a pedidos que Silvana Valu, do bar e Cordão Valu, já programou o grito de Carnaval do Valu, no próximo sábado (29). "Estão me cobrando demais esse ano. São os saudosistas do Carnaval. Eu acho que porque a gente mudou o Carnaval de Campo Grande e acabou mostrando que ele existe, as pessoas têm pedido muito", explica Silvana, que além de ser o nome do Carnaval de rua na cidade, é professora.

Ano passado o Cordão também fez o primeiro grito de Carnaval em outubro para conseguir bancar a folia no ano seguinte. Por ser independente, o Cordão que se sustenta e como tem crescido a cada ano, o investimento vai todo no som. Por isso os gritos e pré-Carnavais têm valor fixo para a entrada. "Hoje é o que a gente mais investe, em som, para que no dia todas as pessoas possam participar", explica Silvana.

E do Valu, a programação só está começando, já que em dezembro eles comemoram uma década de fundação.

Calcinha molhada
Data: 22 de outubro (sábado)
Local: Praça Aquidauana - Rua Aquidauana (entre Barão, Ernesto Geisel e Calógeras)
Horário: 16h20
Valor: De graça

Cordão Valu
Data: 29 de outubro (sábado)
Local: Bar Valu, Rua 13 de Maio, 4541
Horário: 18h
Valor: R$ 10,00.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS