Audiovisual | Da redação | 20/02/2018 09h29

Programa Curta MS exibe na TVE o documentário Paralelas de Aço

Compartilhe:

O programa Curta MS – Uma janela para o audiovisual de MS exibe nesta terça-feira (20.2), às 22 horas, no canal da TV Educativa, o curta Paralelas de Aço, dirigido por Rachid Waqued.

A magia das viagens no trem, as estações, o poder de construir histórias e memórias, a relação comercial e emocional dos passageiros, pessoas simples que tinham em cada vagão parte de suas vidas e a importância da linha férrea na construção de muitas cidades são abordadas pelo curta. A direção, pesquisa e roteiro são de Rachid Waqued; produção executiva: André Placencia, Fernanda Prochmann e Rachid Waqued; fotografia: Rachid Waqued; edição e finalização: Carlos Diehl.

O curta foi produzido ao longo do curso “MS 40 anos em Histórias Cinematogáficas”, em 2017, uma parceria da TV Educativa e da Fundação de Cultura. A coordenação dos trabalhos e aulas teóricas ficaram a cargo de Carlos Diehl, diretor e editor da TVE e da jornalista e coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro.

A temática foi escolhida pois todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foi em torno da ferrovia. “O vídeo registrou a emoção das pessoas que de alguma maneira estavam envolvidas com o trem, pessoas que viram o trem andar. Mantém a tradição sem ser saudosista. Comecei a olhar na internet documentários sobre a estrada de ferro para não falar a mesma coisas que outros falaram. Não queria nada de ‘xororô’, fizemos uma coisa pra cima”, diz o diretor, Waqued.

Para ele, que é fotógrafo, trabalhar com audiovisual foi uma oportunidade. “Gostei muito do curso, é uma experiência nova. Sou da imagem fixa, agora trabalhei com a imagem móvel. Comecei a perceber que a fotografia como ela sempre foi vai caindo muito rápido. Com as redes sociais, há mais interesse em vídeos, em ver a pessoa falando. Participar de um curso, com uma pessoa coordenando, é outra coisa. Tem que ter envolvimento, você só aprende se estiver fazendo. A coisa mais difícil é cortar, porque todos são seus filhos. Esse é o treino que você precisa, de colocar o essencial dentro do roteiro”.

O programa Curta MS – uma janela para o Audiovisual do Estado é fruto de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da Gerência de Difusão Cultural com a TV Educativa. Também conta com o apoio da Associação de Cinema e Vídeo do Estado. O objetivo é tornar acessível a produção independente de diretores e produtores locais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS