Audiovisual | Da redação | 21/02/2018 15h07

Professores da UFMS participam de documentário sobre homossexualidade, educação e trajetória profissional

Compartilhe:

Em tempos de disputas por visibilidade e reconhecimento político das questões de gênero e sexualidade no Brasil, o documentário “Eu não ando só”, dirigido por Mara Silvestre, com o apoio do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade, doImpróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças e do Universo Dialógico – Grupo de Pesquisa em Diferença e Linguagem, tem a intenção de provocar reflexões e sensibilizar o público com a trajetória de 08 professores universitários. Em comum, eles têm a homossexualidade e o fato de serem docentes de diferentes campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A trajetória de cada um deles é contada em depoimentos que dialogam sobre educação, política, afeto, discriminação, família, carreira, desejo, identidade e outros temas que compõem as diferentes experiências de vida desses professores. Eles são doutores em diferentes áreas do conhecimento, com formação em instituições de várias regiões do país e estão em diferentes momentos de suas carreiras:

– Aparecido Francisco dos Reis (Ciências Sociais – FACH) – Doutor em Serviço Social/ UNESP

– Alexandre Meira de Vasconcelos (Engenharia de Produção – FAENG) – Doutor em Engenharia de Produção/ UFSC

– Flávio Adriano Nantes Nunes (Letras – FAALC) Doutor em Letras/UNESP.

– Guilherme R. Passamani(Ciências Sociais – FACH) Doutor em Ciências Sociais/UNICAMP.

– Marcelo Victor da Rosa (Educação Física – FAED) Doutor em Educação/ UFMS.

– Miguel Rodrigues de Sousa Neto (História – CPAQ) Doutor em História/UFU

– Tiago Duque (Ciências Sociais – FACH) Doutor em Ciências Sociais/ UNICAMP

– Waldson Luciano Correa Diniz (História – CPAN) Doutor em História Econômica/ USP.

Os desafios em torno da visibilidade da homossexualidade ainda são grandes em nossa sociedade, a ponto de não ter sido encontrada nenhuma professora lésbica que trabalhe na UFMS para participar do documentário no final de 2016, quando o grupo de professores se reuniu e aceitou o desafio das gravações. Infelizmente, quando o assunto é travestilidade ou transexualidade o desafio é ainda maior, sem qualquer histórico de professoras/es trans na instituição.

O filme não pretende esgotar as possibilidades de representação em torno do gênero e da sexualidade, antes, iniciar um debate com toda a comunidade sobre identidade de gênero, sexualidade e carreira docente no ensino superior.

O lançamento de “Eu não ando só” será no dia 27 de fevereiro, às 19h, no Anfiteatro da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), na UFMS – Cidade Universitária, em Campo Grande. A entrada é franca. A retirada de convites será uma hora antes da exibição. O espaço é para até 80 pessoas.

O documentário tem a duração de 42 minutos.

Direção e roteiro – Mara Silvestre

Direção de arte – Celso Arakaki.

Imagens – Valdir Araujo e Marcos Vareiro.

Montagem – Rafael Mareco

Finalização – Zegui.

Masterização – Emerson Roque.

Assistente de Produção – Diego Gonçalves Rodrigues.

Produção e realização Água comunicação e eventos.

Informações: nenp.ufms@gmail.com ou impróprias.ufms@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS