Audiovisual | Da Redação/Com FCMS | 11/08/2015 16h29

MIS recebe “A nação que não esperou por Deus"

Compartilhe:

Filmado em terras indígenas Sul-Mato-Grossenses “ A  nação que não esperou por Deus” dos cineastas Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen  terá sua estréia no MIS (Museu da Imagem e do Som) sendo exibido às 19h nos dias 12/13 e 14  de agosto, com entrada franca. A exibição do documentário é uma realização da Vitrine Filmes e do CineClube Cinema d’ Horror.

O filme gira em torno da tribo indígena Kadiwéu que vive em Mato Grosso do Sul. A diretora visitou a tribo em 1999 para gravar outro filme, quando nasceu a ideia de gravar o documentário. Nesses quase 16 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram ao local, além da luta de terra dos índios contra os pecuaristas. A intenção foi analisar os diferentes caminhos da tribo perante aos acontecimentos e mostra ainda o impacto da chegada da eletricidade na região em paralelo aos impasses decorrentes de conflitos com pecuaristas, que invadiram parte de uma reserva.

Para a produtora, diretora e roteirista, Lucia Murat o filme foi feito em três momentos diferentes ao longo de 16 anos e mostra todo um contexto que envolve índios e brancos, “as reuniões que filmamos entre os Kadiwéu e os pecuaristas sobre a questão das terras e que estão apresentadas no documentário são reveladoras não somente da situação atual, mas dos preconceitos que se acumularam na história da conquista. Com isso, podemos acompanhar a história da tribo durante um período de grande transformação, quando o contato com a sociedade branca se intensifica”, destaca Murat

Lucia Murat fez vários filmes, sendo o primeiro, um longa-metragem, Que bom Te Ver Viva (1988), que estreou internacionalmente no Festival de Toronto. Na sequência a cineasta fez muitos outros como Doces Poderes (1996), Quase Dois Irmãos, que lhe rendeu inúmeros prêmios, entre eles os de melhor direção e melhor filme latino Americano pela Fipresci no Festival do Rio 2004. Também gravou o documentário em 2005, O Olhar Estrangeiro,  e em  2007, Maré, Nossa História de Amor, uma coprodução Brasil-França e  A Memória Que Me Contam, uma coprodução Brasil-Chile-Argentina, eleito melhor filme do Festival Internacional de Moscou de 2013.

Já Rodrigo Hinrichsen atua como diretor, roteirista e produtor, tendo sido premiado com o documentário “Quebrando Tudo”, e com o curta-metragem de ficção “Noite de Domingo”. Foi diretor assistente da ficção “Infância”, de Domingos Oliveira. No momento dirige os documentários “A História Natural do Enigma” e “Só por Hoje” e prepara o seu primeiro longa de ficção, “Da Janela Vejo Copacabana”. Na televisão dirigiu programas para o National Geographic, History Channel, Discovery, GNT, Canal Futura e TV Brasil.

Serviço: O documentário “A nação que não esperou por Deus” será exibido no MIS (Museu da Imagem e do Som), nos dias 12,13 e 14 Agosto, sempre as 19h, com entrada franca. O MIS está localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na av: Fernando Corrêa da Costa, 559

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS