Audiovisual | Da Redação/Com FCMS | 11/11/2015 13h12

MIS exibe documentários franceses

Compartilhe:

A partir de amanhã o MIS exibe filmes documentários franceses, numa parceria entre a Fundação de Cultura do Governo do Estado  e  a Aliança Francesa de Campo Grande.  O ano de 2015 está sendo dedicado ao filme documentário, e a Aliança Francesa de Campo Grande em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil traz “O Mês do Filme Documentário “(Le Mois du Film Documentaire) um olhar apurado sobre a produção do cinema francês, especialmente na categoria documentário. As exibições acontecem sempre às 19h, no Museu da Imagem e do Som de MS (MIS de MS).

Os filmes exibidos a serem exibidos  são A Escola de Babel (La cour de Babel), Bardot, a incompreendida (Bardot, la Méprise) e Il était une forêt (sem título em português, “Era uma vez uma floresta” em tradução livre). A curadoria é de Márcia Saddi, coordenadora da Aliança Francesa e de Thiago Andrade jornalista, cinéfilo e ex-professor da Aliança Francesa. Segundo os curadores, a mostra traz documentários que aportam diferentes temas da cultura francesa, e que vão além, por meio da sensibilidade dos diretores, por mostrarem  aspectos da própria condição humana e do mundo contemporâneo.

O A Escola de Babel (2013) apresenta o trabalho da diretora Julie Bertuccelli. Tendo atuado principalmente com a linguagem documental, a diretora tem uma extensa cinematografia, tendo sido premiada em vários festivais, inclusive em Cannes com “Desde que Otar Partiu” (2002). No documentário, a diretora acompanha uma turma de adaptação onde alunos imigrantes entre 11 e 15 anos de idade têm as primeiras lições de francês. Muitas dessas famílias fogem de conflitos ao redor do mundo ou está buscando um novo recomeço.

Bardot, a incompreendida trata de documentário sobre atriz Brigitte Bardot. A atriz francesa, símbolo sexual nos anos de 50 e 60, foi considerada uma das 100  mulheres mais influentes na história da moda pela revista americana Time. O documentário se volta para a vida dessa atriz que virou ativista dos direitos dos animais depois de se afastar do mundo do entretenimento.

O filme Il était une forêt trata da apresentação de uma floresta equatorial por Luc Jacquet. O documentário trata do olhar sensível para o crescimento de um grão na floresta. Grão este que se desenvolverá para ocupar o espaço dele no ciclo da floresta. O diretor Luc Jacquet tem um olhar muito sensível para o meio ambiente, tendo desenvolvido filmes sobre a temática ao longo de sua carreira. O diretor foi premiado com o Oscar em 2005 por A Marcha dos Pinguins, um grande sucesso mundial.

Enfim, a seleção enfatiza a linguagem documental trazendo temas da cultura produzidos por diretores franceses.  Temas que expressam o mundo contemporâneo: a questão da imigração, do ponto de vista humano, a vida de uma grande estrela do cinema durante a fama e depois na aposentadoria, a relação do homem e o meio ambiente. Em suma, questões humanas e ambientais que são universais.
 
Márcia Saddi, coordenadora da Aliança Francesa reforça o convite para a Mostra o Cinema Francês e comenta: “É preciso sempre olhar para o outro, para o diferente, para o “estrangeiro”. É necessário refinar o olhar, a percepção do mundo. Sem contar no prazer que é ouvir o francês” declara Márcia.

O Mês do Filme Documentário apresenta um olhar contemporâneo sobre o mundo apresentando a produção francesa recente. Dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e traz ao conhecimento parte do olhar francês, sobre a realidade e as questões contemporâneas. Olhar esse que vem da grande capital das artes no mundo.

Serviço: As exibições acontecem de 11 a 13 de novembro de 2015 (quarta à sexta-feira), sempre às 19 horas e são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br. O e-mail do MIS é mis@fcms.ms.gov.br. Telefone: (67) 3316-9178.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS