Audiovisual | Isabela Ferreira | 10/12/2021 10h30

Fundação realiza apresentação online´Continuamos no Caminho´

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (10), às 19 horas, a Fundação Manoel de Barros realiza a apresentação online 'Continuamos no Caminho´, por meio de seu canal no Youtube, para a pessoa idosa do projeto Ativa Idade e para a comunidade em geral. A apresentação será comandada por Maria Quitéria (personagem do artista Arce Correia) e trará uma retrospectiva das atividades realizadas pelo projeto Ativa Idade em 2021, além do lançamento do Programa ´Vou te Contar´.

“A Fundação Manoel de Barros abre as portas todos os dias para encontrar o seu azul (como dizia Manoel de Barros), superar seus limites, pelas asas do trabalho, do amor, da integridade e da empatia. Após todos esses obstáculos que enfrentamos nos últimos meses, nós ´continuamos no caminho´, no mesmo caminho, no mesmo propósito de realmente promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas que passam pelo nosso tempo, pelos nossos projetos; seja a pessoa idosa, seja o jovem, a mulher de baixa renda, o pequeno produtor rural ou o empreendedor que busca a realização de um sonho”, destaca o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

Assim, a Apresentação 'Continuamos no Caminho´, que é focada na pessoa idosa, mantém vivo o próposito da equipe da Fundação Manoel de Barros, que ´continua no caminho´ da promoção de atividades e ações que promovam a autonomia da pessoa idosa, que elevem sua autoestima e autoconfiança, para que os idosos se mantenham ativos na sociedade e em suas famílias.

Lançamento do Programa ´Vou te Contar´

A apresentação também trará o lançamento do Programa ´Vou te Contar´, uma série de vídeos com histórias de idosas e idosos que participam do projeto Ativa Idade. O primeiro vídeo é estrelado por Josefina Andrade. Aos 75 anos, ela conta um pouco de sua história de vida e revela como o Ativa Idade lhe auxiliou a superar uma depressão profunda.

Atividades onlines e presenciais acolheram e movimentaram os idosos em 2021

O projeto Ativa Idade nasceu em 2013 com o propósito de promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família. Para manter os idosos ativos, incentivar a saúde e o bem estar, o projeto oferece gratuitamente aulas de dança e ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, passeios, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas.

Junto a essas atividades, frequentemente o projeto realiza ações complementares. Uma delas é o ´Concurso de Pintura´, que neste ano chegou a sua 2a edição. O Concurso levou a pessoa idosa a refletir sobre a beleza da vida em sua essência e estimulou uma atividade prazerosa em casa com os familiares, neste período de pandemia. O tema foi ´Colorir e Sentir´ e pela tela os participantes tiveram a oportunidade de colorir os sentimentos pela arte. Na edição deste ano 81 idosos participaram e três foram premiados pelas melhores telas.

Outra ação muito especial é o ´Programa Madrinha e Padrinho´, que nasceu na pandemia, em julho de 2020, como uma forma de manter os idosos acolhidos, mesmo perante o distanciamento social. Cada profissional e/ou voluntário da FMB apadrinhou 10 idosos. A ação consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp. Semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas onlines, entre outras ações. O padrinho busca animar, levantar a autoestima do idoso.

Retomando aos poucos as ações presenciais, seguindo as normas de biossegurança contra a covid-19, recentemente o projeto Ativa Idade promoveu o ´Manhã Saúde´, no Sítio Harmonia, localizado a poucos quilômetros de Campo Grande-MS. O passeio começou com um super Café da Manhã Rural, com iguarias da culinária regional pantaneira, como chipa, queijos e arroz carreteiro. Depois, os idosos assistiram apresentações culturais, participaram de dinâmicas de grupo, conheceram a horta mandala de ervas e hortaliças do sítio e receberam orientações dos estudantes de Enfermagem da Uniderp com relação a saúde e qualidade de vida.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/ ou pelo telefone (67) 3384-8042.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS