Filme produzido com alunos de Três Lagoas estreia nesta sexta

"/>
Audiovisual | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/11/2021 09h50

Filme produzido com alunos de Três Lagoas estreia nesta sexta

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (19), acontece o lançamento do filme produzido e estrelado pelos alunos dos 5º anos A e B da Escola Municipal Professor Ramez Tebet de Três Lagoas, denominados “Ciclo da Vida – Encontre o leão que há em você”. A obra cinematográfica faz parte do Projeto Experimental de Acolhimento Social, Fortalecimento Psicoemocional e Consciência Negra no Ambiente Escolar.

Desenvolvido pela professora Andreia Fernandes, o projeto teve duração de três meses, durante o retorno gradativo dos estudantes ao ambiente escolar, com o intuito de acolher e trabalhar os medos emocionais, despertar a consciência social, lutar contra o preconceito racial e fortalecer cada criança/adolescente individualmente.

Todos os vídeos e filmagens foram feitos em aparelho smartphone de forma amadora, apenas duas horas por semana, durante as aulas complementares de Teatro e Música.

A professora explica que o objetivo é conseguir trazer para as crianças um pensamento positivo após os eventos da Covid-19, e problemáticas tanto pedagógicas, como familiares e até com mudanças hormonais e comportamentais por estarem transitando de fase de criança para adolescência, um grande desafio.

“Conquistar confiança para impulsioná-los a combater seus próprios traumas e dilemas, refletindo num ambiente maior essa mudança foi a parte mais complexa”, ressaltou Andreia.

Participaram do projeto ao todo 58 estudantes, entre o início e a finalização do filme. A professora ressalta que todos participam cada um com sua especificidade, com sua raridade, alguns laudados, “Porém todos unificados, conquistando e se desafiando a cada momento, independente da sua história, todos foram e são importantes”, finaliza.

Os diretores da Ramez Tebet, Jefferson Martins e Márcia Guimarães destacaram que o trabalho realizado vai além do combate ao preconceito. O projeto desenvolvido nas aulas de atividades complementares de teatro da professora Andreia vem de encontro com a proposta da escola e dos temas contemporâneos contidos na BNCC. Além do combate ao preconceito racial, os estudantes aprenderam valores para formação humana que levarão para a vida toda.

O filme

Os materiais confidenciais tanto escritos, quanto em vídeo foram mantidos em sigilo, em respeito à integridade dos estudantes e a confiança destes pelo projeto.

Através do sentido filosófico, o caminho do herói, traz os filmes “O Rei Leão ” e “Black is King ” uma visão sobre a importância de superação, com a temática dentro das raízes afro-brasileiras e da consciência negra, compreende que somos muito além de aparências, mas que o real poder interior é o grande dilema para a unificação e fortalecimento social, a construção do ideal evolutivo na base do desenvolvimento das crianças, para assim através da arte superar adversidades cotidianas provenientes de lares desestruturados.

Durante a gravação todas as medidas de biossegurança foram devidamente tomadas.

Como assistir 

O filme será apresentado no canal da professora Andreia no Youtube, a partir das 9h, desta sexta-feira. Para assistir basta acessar o link que segue abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=qtkg4qngZZ0

Dia da Consciência Negra 2021 

A Escola Municipal Ramez Tebet promove na sexta-feira (19), das 9h às 15h, diversas atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra 2021, celebrado no dia 20/11, com desfile, apresentações culturais e exposição de trabalhos, todas as atrações desenvolvidas pelos estudantes da unidade escolar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS