Audiovisual | OE10 | 26/07/2018 10h36

Documentário “Castelinho” estará disponível nesta semana, no Youtube

Compartilhe:

Após ser transmitido no MIS (Museu da Imagem e do Som), o documentário “Castelinho – A história Thomaz e Virgínia” será disponibilizado no Youtube a partir das 14h, desta sexta-feira (27). A informação foi divulgada pela produtora e diretora da obra, Vanessa Ayala Olmedo. A plataforma terá veiculação com a página do Facebook @castelinho.

A história do monumento, contada no filme, se passa em Porto Murtinho, município que faz fronteira com o Paraguai. O “Castelinho” como é conhecido por moradores locais, possui mais de 100 anos e é símbolo da cidade.

“Iniciado entre 1910 e 1914, é uma das primeiras construções da cidade que fica as margens do Rio Paraguai. Este monumento é marcado por lendas e uma história de amor que resistiu ao tempo, entre o jovem uruguaio Dom Thomaz Herrera e a nobre austríaca Virgínia”, conta a produtora.

O filme foi produzido em 2017, como tema de conclusão de curso da jornalista Vanessa Ayala. Inspirada pelos mistérios que cercam o Castelinho, a produtora resolveu contar em forma de vídeo documentário, esse enredo que fica no imaginário de todos que passam por ali. Conforme ela, a produção audiovisual tem aproximadamente 20 minutos, e é narrada por moradores antigos do município e atores que compõe a história de Thomaz e Virgínia.

Vanessa explica o motivo de liberar a obra na internet. “Resolvi disponibilizar porque muitos amigos, conterrâneos não conseguiram ir nas estreias e me pedirem, além de divulgar a cidade e o Castelinho mundo afora com o documentário através do YouTube, que se tornou uma plataforma democrática, de fácil acesso a todos e gratuita”, disse.

Questionada se pretende continuar produzindo filmes sobre outros pontos no município, que são cercados por lendas e mistérios, ela diz. “Tenho uma vontade muito grande de produzir outros documentários, temos muitas histórias por aí. Pretendo estudar mais sobre esse mundo áudio visual, já recebi propostas e estamos com um projeto para ano que vem”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS