Curta-metragem em stop motion aborda incêndios no Pantanal

"/>
Audiovisual | Com Raquel de Souza | 22/04/2021 10h30

Curta-metragem em stop motion aborda incêndios no Pantanal

Compartilhe:

No ano passado, imagens do Pantanal em chamas chocaram o Brasil e o mundo. Sensibilizados, a cineasta Mariana Marques e o diretor de animação Tiago Franco começaram a planejar um curta-metragem que passasse uma mensagem de conscientização para crianças e adultos. Foi assim que nasceu “Cinzas no Pantanal”, que terá sua pré-estreia neste domingo (25), às 19h. “Ano passado foi um ano histórico em número de queimadas no Pantanal e em área de extensão. Sendo sul-mato-grossense, não tem como não ficar tocado, o que me motivou a escrever um projeto que retratasse isso, mesmo que de forma lúdica, poética, mas que fizesse um questionamento crítico desses fatos que estavam acontecendo”, conta Mariana.

O projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc (edital Morena Cultura e Cidadania), por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O curta-metragem foi todo produzido em stop motion, uma técnica de animação que faz capturas quadro-a-quadro, utilizando cenários e figuras confeccionadas em origami pelo mestre origamista Elder Alves. “Quando comecei a formular o projeto já imaginei ele em papel, não é um recurso muito utilizado quando se pensa em stop motion, mas te dá tantas possibilidades quanto o restante dos materiais. Além disso, o papel traça um paralelo com o tema da animação, pois é delicado, assim como o meio ambiente”, explica a idealizadora.

Segundo o diretor de animação Tiago Franco, que trabalha com stop motion há mais de 15 anos, o principal desafio de trabalhar com origami foi encontrar os movimentos de cada peça desenvolvida. Nessa técnica, são necessárias 12 a 24 fotos para produzir apenas um segundo de filme. “Só de produção tivemos mais de 350 horas de trabalho, fora o tempo de pré-produção e de edição, que também são essenciais. No stop motion é tudo programado, por isso precisamos saber como aquela figura vai se comportar para poder gerar uma animação com o resultado pretendido. É uma técnica muito minuciosa”, completa.

O curta foi realizado pela Bicicletaria Filmes, produtora de vídeos dirigida por Tiago e Mariana, em parceria com a Marshmelo Filmes. Ele não foi pensado só para crianças, mas sim para todos os públicos. “A ideia é levantar um questionamento, é que se reflita de alguma forma sobre isso que está acontecendo todos os anos no Pantanal. As queimadas acontecem quase sempre por ação humana e no inverno, período de seca no Pantanal. Existe um movimento cíclico no bioma, a próxima estação traz a chuva e a renovação de uma parte do que foi perdido. Mas até quando?”, questiona Mariana.

Além da exibição do curta-metragem, o projeto vai lançar nas redes sociais do filme três vídeos curtos com tutoriais de origami de animais do Pantanal, realizados pelo origamista Elder Alves, e uma cartilha virtual com instruções de dobraduras para todos que quiserem realizar em casa. Será ainda ministrada uma aula on-line de origami exclusiva para os professores da Rede Estadual de Ensino, que serão informados pela Secretaria Estadual de Educação.

Serviço:

A pré-estreia do curta-metragem “Cinzas no Pantanal” será realizada neste domingo, às 19 horas, pelo canal do YouTube do projeto. O curta estará disponível também no próximo fim de semana, dias 01 e 02 de maio, para exibição pelo mesmo endereço. Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC3MXxNaX_GdsoQFZdE-PwIw. Mais informações pelo Instagram: @cinzas_no_pantanal e Facebook: Cinzas no Pantanal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS