Audiovisual | Da Redação/Com Assessoria | 19/10/2015 11h45

Capital recebe mostra no Dia Internacional da Animação

Compartilhe:

Celebrado em 28 de outubro, 12ª edição da mostra apresenta curtas-metragens de desenhos animados brasileiros e internacionais. Em Campo Grande, a sessão será promovida pelo Cineclube Cinema (d)e Horror e acontecerá às 19h30min, no Mercado Cênico – Rua Dr. Temístocles, 64, Esplanada Ferroviária, Centro. 

O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. Ocorrido anualmente em 28 de outubro, a data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.
 O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento. Gratuito e aberto ao público, o evento tem realização nacional da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o apoio nacional da Endutex.

Neste ano, foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de todo o país, sendo cinco selecionados para a Mostra Nacional e dez para compor a Mostra Infantil. Completando a Mostra Nacional e com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação nacional, a coordenação de júri resgatou o filme “O Átomo Brincalhão”, de 1964, produzido pelo diretor Roberto Miller, que abrirá o programa brasileiro. Devido ao grande número de filmes e da excelência dos títulos, o júri também propôs uma sessão extra de filmes brasileiros, chamada “Mostra Olhar Brasil de Animação”. Desta forma, o DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando curtas de todos os cantos do país e com diferentes técnicas de animação pautado da diversidade de técnicas e linguagens. Entre as técnicas utilizadas pelos produtores, estão desenho sob película, 2D, 3D, Stop Motion, animação com objetos, Pixelation e desenho sobre papel. 

O Dia - Em 28 de outubro de 1892, o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. 

Programação de Campo Grande

Mostra Nacional 

O Átomo Brincalhão - Dir.Roberto Miller 
Ed - Dir. Gabriel Garcia 
Occupation: Animator - Dir. Bruna Berford 
Castillo y el Armado - Dir. Pedro Harres 
Los Rosales - Daniel Ferreira 
Faroeste: Um autêntico Western - Dir. Wesley Rodrigues 

Mostra Infantil 

Miss e Grubs - Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura 
Voa João - Dir. Humberto Avelar 
Não seja Quadrado - Dir. Isaac Braz 
Menina Bonita do Laço de Fita - Dir. Diego Lopes e Claudio Bitencourt 
Kid Chup - Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn 
Batalha de Máscaras - Dir. Iuri Araújo 
Hugo, o monstro - Dir. Humberto Avelar 
O Fim é o Começo - Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz 
As Pintas de Junior - Dir. Humberto Avelar 
Tênis da Hora - Dir. Thomas Larson

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS