Artesanato | Da redação | 09/03/2016 09h21

“Semana do Artesão” acontece em Campo Grande

Compartilhe:

Em sua oitava edição, “A Semana do Artesão” acontece de 15 a 20 de março, com uma programação intensa na sede da ferrovia ao lado do Armazém do Cultural e na Praça dos Imigrantes. Sete dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense bem como proporcionar intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e que em 19/03 comemoram seu dia. O evento é uma realização da Fundação de Cultura do governo do Estado, Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e das associações da categoria, em parceira com o Sebrae e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Cerca de 250 artesãos vão participar e mais de 2000 mil peças serão comercializadas, com preços acessíveis, que vão de R$0,50 a R$ 500,00 com a participação de vários municípios do interior, dentre eles, Caarapó, Naviraí, Sidrolândia, Miranda e Rio Verde.

No dia 15/03 (terça-feira) acontece a Noite Cultural do Artesão, no Armazém Cultural às 19h, com o intuito de valorizar o artesão como profissional, e incentivar seu trabalho. Uma noite para homenageá-los com desfiles de peças artesanais produzidas no Estado, além de apresentações musicais e premiações.

Já a II Feira de Artesanato Mãos Arteiras terá sua abertura no dia 16/03 (quarta-feira) a partir das 19h, ficando aberta ao público até o dia 20/03 das 14h às 22h. O artesanato que será exposto para comercialização é produzido em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas; pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado. E no dia 19/03 (Dia do Artesão), às 9h será oferecido um Café da Manhã na Praça dos Imigrantes para os artesãos e seus familiares.

A Semana do Artesão é um evento para fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul. De acordo com a presidente da Federação das Associações dos Artesãos de MS, será uma oportunidade de as pessoas comprarem os produtos direto com os artesãos, “como não haverá intermediários, os artesanatos terão preços acessíveis”.

“Em sua oitava edição a Semana do Artesão deixa de ser uma política de governo para ser de Estado. É importante valorizar as parcerias que foram estabelecidas, bem como dar visibilidade às vertentes do artesanato indígena, daquele produzido pelos detentos, e dos que estão sendo passados de pai para filho, bem como valorizar os que por meio dessa arte geram renda para suas famílias sendo o resquício mais genuíno da cultura na humanidade” ressaltou o secretário da Sectei Athayde Nery.

Serviço: A “Semana do Artesão” acontece de 15 a 20 de março. No dia 15/03 às 19h, “Noite do Cultural do Artesão” no Armazém Cultural na Av. Calógeras, 3110. Já a II Feira de Artesanato Mãos Arteiras terá sua abertura no dia 16/03 (quarta-feira) a partir das 19h, ficando exposta ao público até o dia 20/03, das 14h às 22h. E no dia 19/03, às 9h Café da Manhã na Praça dos Imigrantes. E no dia 18 de​ ​março acontece a "Noite Honrosa" com sessão solene na AssembleiaLegislativa para entrega de medalha "Conceição dos Bugres". O evento acontece no Plenário da Assembleia às 19h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS