Artesanato | Da Redação/Com FCMS | 24/03/2015 15h18

Secretário participa de Chá com Artes da Semana do Artesão

Compartilhe:

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, esteve na tarde desta segunda-feira (23), na Casa do Artesão, onde participou do Chá de Artes, evento que faz parte da Semana do Artesão em homenagem aos artesãos do Estado.

Na ocasião, Athayde elogiou a organização da classe e aconselhou todos para se organizarem ainda mais, descobrindo novos talentos e divulgando os veteranos.

“Nenhum lugar é longe quando desejamos chegar. Se houverem novos projetos como esse, no sentido de fortalecimento, as pessoas descobrirão cada vez mais o que acontece na nossa cultura, precisamos de vocês artesãos nos bairros, nas escolas e nos espaços públicos, ensinado, mostrando e incentivando outras pessoas”, disse o secretário.

A Semana é realizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, em parceria com o Sebrae, Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Assembleia Legislativa e parceiros.

O evento comemora o Dia do Artesão, celebrado dia 19 de março e tem por finalidade fortalecer o artesanato regional e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul. 

Para a gerente de atividades artesanais da FCMS, Katienka Klain, a semana de artesanato deste ano foi uma das melhores já realizadas até hoje. 

“Foi uma semana longa, de muito trabalho onde todos contribuíram e participaram. O mais importante este ano foi que além de homenagearmos os artesãos, conseguimos com que tivessem uma boa comercialização de seus produtos, através das parcerias com shoppings da cidade, isso contribuiu muito”, contou a gerente.

Também estavam presentes no evento, Eliane Torres, coordenadora da Casa do Artesão de Campo Grande, Helena Rondon, presidente da Associação da Praça dos Imigrantes, Beatriz Soares, presidente da Fenart/MS, Jane Clara Arguello, presidente da Sinart/MS, Leslie Bassi Gaffuri, presidente da Uneart/MS, Gemima de Oliveira, técnica de projetos artesanais Sebrae/MS e Elizete Vieira, representante da Proart.

A programação da Semana do Artesão ainda continua de hoje ao dia 26,das 8h às 18h, com aExposição de Artesanato na Assembleia Legislativa e termina na quinta-feira (26), com o Café da Manhã em homenagem aos Artesãos do Estado, na Praça dos Imigrantes, fechando as 19h, na Assembleia Legislativa com a entrega da Medalha Conceição dos Bugres, em homenagem aos Artesãos de MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS