Artesanato | Da redação | 28/03/2019 13h05

Oficina de estamparia comemora a Semana do Artesão

Compartilhe:

Descobrir as habilidades artesanais das mulheres campo-grandenses é a intenção das oficinas de estamparia com Paula Bueno e Dercy Mary Saldanha, promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), dentro da programação da Semana do Artesão. A iniciativa, que começou na terça, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, visa o desenvolvimento de novos produtos para que estes passem a integrar o patrimônio cultural do artesanato de Mato Grosso do Sul.

Na oficina de estamparia estão sendo criadas cangas e toalhas e sacolas que são ilustradas com retalhos de E.V.A e M.D.F por meio de técnicas de stencil e carimbos. “As participantes vêm aqui treinar o seu olhar, pois cada uma delas possui uma habilidade que vai se tornar um estilo de trabalho”, explicou a ministrante Paula Bueno. Aos poucos aos tecidos planos vão tomando outras formas com novas iconografias do Estado, inspiradas em seus animais e na sua flora e seu patrimônio histórico. “Assim produzimos uma nova visualidade da região tendo a noção que cada pessoa tem a capacidade de produzir do seu jeito no exercício de design proposto”, disse ainda a design.

Na ocasião, as ministrantes apresentaram trabalhos inspirados no couro do peixe Surubim, encontrado no Rio Paraguai em Corumbá, nos ladrilhos dos casarões encontrados na mesma cidade e também na natureza de Bonito. Para Bueno, as participantes da capacitação precisam olhar seu entorno e notarem o que encontram de beleza para produzir. “Ninguém ensina a gente a criar. É preciso aprender a técnica, mas também olhar o mundo”, explicou. Dercy Saldanha completou: “Às vezes o que é visto não é realmente olhado. Iremos buscar novos olhares para a estampa”, concluiu.

A Oficina de estamparia artesanal acontece de 26 de março até 17 de abril, a partir das 14h no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da FCMS. O CCJOG fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho. Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas no telefone 3316-9107.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS