Naviraí realiza curso de artesanato do bagaço da cana

"/>
Artesanato | Com Prefeitura Naviraí | 22/03/2020 08h57

Naviraí realiza curso de artesanato do bagaço da cana

Compartilhe:

Teve início as 13 horas do dia 9 de março de 2020, em dois períodos: das 13 as 17 horas e das 19 as 22 horas, um curso de artesanato do bagaço da cana, que vem sendo ministrado pela expert de renome nacional, Tânia Caruso, moradora de Ibitinga, São Paulo, ela que disse residir na cidade onde de mamando a caducando são artesões. Segundo Vírginia Melo, responsável pelo curso na Fundação Cultural, as vagas foram todas preenchidas e os dois horários estão sendo bastante concorrido e existe uma disposição por parte dos participantes.

Virgínia explicou que esse curso de artesanato do bagaço da cana, que é uma matéria prima existente em Naviraí devido a Usina Rio Amambai Agroenergia que é parceira, através do seu dirigente maior Luiz Carnielli. O curso com certeza irá oportunizar a geração de renda e aumentar ainda mais o numero de artesãs no município.

TÂNIA CARUSO

A ministrante do curso, que viaja pelo Brasil afora ministrando o mesmo curso, em várias regiões do País, tamanho é a sua fama e o seu conceito no que faz, enfatiza que “artesões hoje são doutores no que fazem e, muitas vezes, até mesmo sem saber ler e escrever. Então a gente vem aí trazer um despertar para que as pessoas possam enxergar de uma outra forma o artesanato e fazer isso em escala para ganhar dinheiro. O artesanato atualmente movimenta muitos milhões nesse Brasil agora e a gente precisa trazer parte desse bolo para Naviraí. Nós estamos hoje numa situação de falta de emprego muito grande e a renda familiar é muito importante, o despertar, o acordar dessas pessoas”, disse Tânia Caruso.

“O chic hoje é o artesanato, o feito a mão. Nós temos uma matéria prima que é custo zero. É o bagaço da cana que tem aqui em abundância na região e nós estamos aí numa campanha mundial do lixo zero e essas peças que nós vamos desenvolver aqui ela é 100% natural, ela é biodegradável, ele é compostável. Então a gente vem só somar, nós vamos ser amigas da natureza”, enfatizou a artesã de renome nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS