Arquitetura | Jeozadaque | 14/07/2009 12h00

Memorial da Cultura Indígena estará pronto em 60 dias

Compartilhe:

A reforma do Memorial da Cultura Indígena deverá ser concluída em 60 dias. A informação é do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande (Sedesc).

O espaço fica na comunidade urbana Marçal de Souza e completará dez anos no próximo dia 30 de agosto. No Memorial existe espaço para divulgação da cultura indígena e a comercialização das peças artesanais produzidas por indígenas de várias etnias. São 340 metros quadrados, que também recebem oficinas e reuniões da comunidade.

A reforma começou há duas semanas, com a troca da cobertura da palha bacuri pelo capim santa fé, que segundo a Prefeirua é mais resistente e tem durabilidade de 20 a 30 anos.

Arquitetura - O prédio é uma homenagem a ema, considerado um animal sagrado para a etnia Terena. Formado por duas ocas: a oca maior é o corpo da ema, a oca menor é a cabeça e o corredor que liga as duas ocas é o pescoço do animal. O Memorial faz parte do roteiro do "city tour", que funciona em parceria com o Convention Bureau.

No local, os turistas podem encontrar peças artesanais produzidas pelas etnias Terena (Campo Grande), Kadiwéu (Serra da Bodoquena) e Guarani (Dourados). Os preços são estipulados pelos próprios artesãos, sendo que 90% são do artesão e 10% ficam para o Memorial, que adquire material para embalar as peças.

Foto: Divulgação

Por Rosália Silva

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS