Artesanato | Da redação | 30/05/2016 15h00

Grupo de mulheres confeccionam bolsas ecológicas feitas de banners

Compartilhe:

O mais novo projeto de extensão da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS/UFGD) trabalha em cima de temas que envolvem empreendedorismo, sustentabilidade e economia solidária. Intitulado “Incubação de empreendimentos econômicos solidários como estratégia para desenvolvimento local sustentável na região da Grande Dourados”, o projeto tem como objetivo promover a capacitação para formalização de grupos autogestionáveis, possibilitando a geração de trabalho e renda para as comunidades atendidas.

Para atingir tal objetivo, estão sendo oferecidos cursos nas áreas de agroecologia para jovens e mulheres indígenas, curso de higiene na manipulação de alimentos para vendedores ambulantes, curso de corte e costura para mulheres da Vila São Braz, além de formação em economia solidária para todos os envolvidos no projeto. O “Incubação de empreendimentos” recebe financiamento do CNPQ/ PRONINC (Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares) e é coordenado pela professora Zefa Valdivina Pereira.

Corte e costura
O curso de corte e costura já está em andamento com um grupo de 22 costureiras. Como parte do curso, as empreendedoras iniciaram, recentemente, a confecção de bolsas através do reaproveitamento de banners que seriam descartados. Dessa forma, além da geração de renda para as famílias, o projeto contribui para a diminuição do acúmulo de lixo.

Essas bolsas podem ser utilizadas para distribuição em eventos ou mesmo como sacolas retornáveis em supermercados. A primeira encomenda, de um total de 300 bolsas, foi feita pela UEMS e o grupo já tem agendada a entrega de mais mil bolsas para a Feira de Sementes Crioulas de Juti.

Doações
Para dar continuidade ao curso e aumentar a produção das bolsas comercializadas, a ITESS está recebendo doações de banners. Estão disponíveis três pontos para coleta: na própria Incubadora da UFGD (Unidade 2, ao lado do CEI), na PROEX (Unidade 1) e no Laboratório de Restauração Ambiental (LABRA) da Faculdade de Ciências Biológicas (FCBA). Todas as contribuições são bem-vindas.

Para mais informações pelos telefones 3410-2896/2897, com Jaqueline ou Mariana.

ITESS/UFGD
As incubadoras sociais são ferramentas para assessorar empreendimentos advindos de projetos sociais, proporcionando, assim, o surgimento de um ambiente empreendedor que beneficia toda a sociedade em inúmeros aspectos, principalmente na melhoria significativa da qualidade de vida, visão de mundo mais abrangente e cidadania.

Além disso é um importante canal de interlocução entre a universidade e a comunidade, uma vez que consegue unir as boas ideias que surgem fora da academia em relação a empreendimentos com viés sustentável e de beneficiamento para a população, com o conhecimento acadêmico, integrando dessa forma os pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Nesse sentido, a Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidários da UFGD tem buscado incubar projetos que proporcionam a reestruturação econômica e a facilitação e promoção de ferramentas estratégicas, culminando no reaproveitamento racional de desperdícios do capital humano natural local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS