Artesanato | Da redação | 23/07/2016 09h23

Fundação realiza expedição Bonito/Pantanal Mato Grosso do Sul do Artesanato

Compartilhe:

Buscando fortalecer o setor artesanal com ações de comercialização, promoção e divulgação dos produtos, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, com o apoio do Sebrae/MS, realiza o projeto “Expedição Bonito/Pantanal Mato Grosso do Sul do Artesanato”.

O projeto consiste na realização de expedição com nove lojistas da Associação AsCabras (Associação para o Comércio de Artesanato Brasileiro), com chegada prevista para o dia 27 de julho no aeroporto de Campo Grande/MS, de onde se deslocarão para os seguintes municípios: Jardim, Bonito, Bodoquena, Miranda, Corumbá, Anastácio, Aquidauana e Campo Grande, realizando negócios com artesãos e núcleos produtivos desses municípios até o dia 2 de agosto.

AsCabras é um grupo de lojistas que trabalha em conjunto para criar ações que visam incrementar e desenvolver o mercado de arte popular e artesanato brasileiros através de mecanismos que estimulem os processos de compra e venda de produtos por meio de um portal que busca reunir os diversos agentes que atuam neste segmento.

A participação de lojistas e artesãos se dá por convite dos administradores do portal que, num rigoroso processo de seleção, apresenta as lojas mais descoladas do Brasil, levando ao mercado o que existe de melhor na produção artesanal brasileira. O portal facilita a divulgação dos pontos de comercialização para o mercado consumidor.

De acordo com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), “a comercialização dos produtos artesanais sempre foi um dos maiores desafios para o artesanato, tanto no que se refere ao acesso ao mercado internacional quanto na questão da apropriação do resultado financeiro deste processo pelo artesão”.

O público alvo da expedição são artesãos, micro e pequenas empresas do segmento de artesanato, entidades de classe artesanal e lojistas na área artesanal. Os objetivos são promover a divulgação do artesanato regional e o acesso a mercado por meio da comercialização das peças dos artesãos e das micro e pequenas empresas participantes e o intercâmbio direto entre lojistas e artesãos.

Os lojistas vão aproveitar a ocasião do Festival de Inverno de Bonito para visitar o município nos dias 28 e 29. Eles vão visitar a exposição de artesanato.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS