Artesanato | Da redação | 11/05/2018 08h29

Expsição do Dia das Mães em presídio de Dourados oferece de artesanatos exclusivos a mudas medicinais

Compartilhe:

O Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto de Dourados realiza nesta sexta-feira (11.5), das 9h às 20h, a Feira do Dia das Mães, com exposição e venda dos trabalhos artesanais confeccionados pelas reeducandas. Realizada na própria unidade penal, a feira é aberta a toda a população.

No total, 150 peças estarão disponíveis, entre bonecas em tecido, bijuterias, tapetes, vasos, trabalhos com MDF e pedrarias, tudo muito bonito e delicado; peças únicas que encantam e podem ser uma boa opção de presentes para mães, esposas, namoradas e a quem mais desejar arrancar sorrisos de agradecimento. Além dos artesanatos, mudas de plantas medicinais, que são cultivadas na unidade, também estarão à venda.

A iniciativa é realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e tem o apoio da 3ª Vara Criminal de Dourados. Além de aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas no estabelecimento penal, a feira visa incentivar a ocupação produtiva das mulheres e proporcionar uma fonte de renda às internas.

Segundo a diretora da unidade, Luzia Aparecida Ferreira, a intenção é contemplar o Dia das Mães e ao mesmo tempo prestar contas à sociedade do trabalho que é realizado no presídio e que muito contribui para a ressocialização das reeducandas.

A exposição tem como objetivo divulgar o trabalho artesanal produzido no interior das unidades penais, bem como realizar a sua comercialização, valorizando o esforço da pessoa encarcerada em sua recuperação para o retorno ao convívio social. Toda a renda dos trabalhos será revertida ao próprio custodiado e à sua família.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a instituição apoia ações como essas que aproximam a sociedade do sistema penitenciário. “Pois contribuem para a recuperação dos apenados, proporcionando uma ocupação laboral digna e geradora de renda”, afirma.

O presídio está localizado na rua Ciro Melo, 3.418, Jardim Paulista. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3902-2852.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS