Exposição de artesãs homenageia cidade morena
Para homenagear os 120 anos de Campo Grande, o Núcleo de Cerâmica da Praça dos Imigrantes inaugura nesta sexta-feira (2), às 19h, a exposição “Ceramizando Campo Grande 120 anos”, na Galeria de Vidro, localizada na Plataforma Cultural.
Cybele Almeida, Helaine D’Ávila e Lourdes de Jesus estão à frente do Núcleo de Cerâmica e são responsáveis por toda a exposição, composta de peças em cerâmica produzidas a partir da argila vinda do município de Rio Verde – distante 188 km da Capital.
As peças representam a cultura regional, por meio de monumentos históricos, como a Morada dos Baís, o Relógio da Rua 14 de Julho, a estátua de Manoel de Barros, a Zarabatana, o Carro de Boi, o Cavaleiro Guaicuru, a Maria Fumaça e até mesmo o Mercadão Municipal.
Em formato de souvenirs, a produção vem acontecendo desde o ano passado, mas o projeto ganhou dimensões maiores com a possibilidade da exposição. De acordo com Cybele Almeida, as artesãs têm colocado ainda mais empenho na produção de cada detalhe destes “mini” monumentos.
“Estamos amando essa possibilidade de ver nosso artesanato como obra de arte, em uma exposição própria”, pontua ela.
Por mais que algumas peças já sejam conhecidas pelo público que frequenta a Praça dos Imigrantes e o Bar Velfarre – locais que comercializam os souvenirs – alguns materiais são inéditos, produzidos exclusivamente para a “Ceramizando Campo Grande 120 anos”.
“A estátua de 50 cm do Manoel de Barros, por exemplo, é produção exclusiva, assim como o Tronco das Araras, da Praça das Araras, uma das maiores peças, produzida com 80 cm de dimensão”, detalha Cybele.
Serviço
A exposição é totalmente gratuita e está aberta para visitação até o dia 10 de agosto, na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural, localizada na Av. Calógeras, 3015, Centro. Para além da visitação, o público poderá adquirir as cerâmicas.
-
Escritor aborda estilo de vida de rua imaginária da sua cidade natal
Escritor aborda estilo de vida de rua imaginária da sua cidade natal
-
Aberta as inscrições para o Coral Revia + da capital
Seletiva acontece no Centro de Música da Banda Municipal, nos dias 03, 10,18 e 24 de fevereiro.
-
Trabalho social com idosos do Sesc Cultura começa em fevereiro
Trabalho social com idosos do Sesc Cultura começa em fevereiro
-
Uma escada mágica
Dando aquele jeitinho em prol da felicidade
PARCEIROS
- Domingo, 17 de Janeiro de 2021
- Destaques FCMS e Sistema Estadual de Museus lançam livro Com foto Com vídeo
- Crônica Escritor aborda estilo de vida de rua imaginária da sua cidade natal Com foto Com vídeo
- Destaques Corumbá executou todo o recurso recebido pela Lei Aldir Blanc Com foto Com vídeo
- Música Confira as lives musicais programadas para este domingo Com foto Com vídeo
- Destaques Selecionados para curso de documentário em MS são divulgados Com foto Com vídeo
- Sábado, 16 de Janeiro de 2021
- Destaques Filme baseado em fatos reais convoca à vida por meio da música Com foto Com vídeo
- Outros Autor escreve livro sobre recado da Terra aos cidadãos Com foto Com vídeo
Tweets de @geral_ensaio