Artesanato | Da Redação/Com FCMS | 18/11/2015 13h23

Artesãos de MS irão participar de feiras nacionais em Vitória e Belo Horizonte

Compartilhe:

Com o apoio da Fundação de Cultura de MS e do Programa do Artesanato Brasileito do Governo Federal (PAB), cartesãos de todo o Estado irão expor e comercializar seus trabalhos em duas feiras nacionais, uma em Vitória (ES), de  24 a 29 de novembro na Praça do Papa e a outra em Belo Horizonte de 01 a 06 de dezembro no Expo Minas.

O artesanato vem conquistando cada vez mais reconhecimento, espaço e importância na sociedade. Feitos com matérias primas naturais como couro, pedra, vidros, sementes, e muito mais, o artesão dá vida às mais variadas peças, desde acessórios a enfeites de casa. Peças essas, que circundam todas as regiões do país e até mesmo do mundo, mostrando ao público artesanatos originais e diversificados, que levam consigo os traços locais e técnicas específicas.

Os artesãos de MS estarão representados pelas várias associações classistas, cerca de 160  terão seus trabalhos expostos, com mais de 2000 peças e diversificadas tipologias, onde refletirá toda a riqueza do artesanato sul-mato-grossense onde também poderão comercializar, numa oportunidade em que haverá a possibilidade de fazer intercâmbios, bem como trocar experiências com artesãos de várias partes do país que irão participar das feiras.

Em Vitória a edição de 2015 da ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo  pretende  inspirar, acolher e diversificar. O evento, com entrada gratuita, vai reunir artesãos capixabas e de outros estados de 24 a 29 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória.

A cada edição a feira se renova e se firma como uma oportunidade do artesão escoar a produção, apresentar a qualidade e identidade da sua região e dar visibilidade ao seu trabalho. No ano passado, mais de 45 mil visitantes passaram pelo evento e conferiram os trabalhos de diversos artesãos do Espírito Santo e do Brasil, e as perspectivas para este ano é de ultrapassar essa margem.

O evento é uma realização do Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Sebrae-ES, e apoio institucional da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes). Mais informações podem ser obtidas no http://www.artesanto.com.br/a-feira-2015.

Já em Belo Horizonte o evento acontece entre os dias 01 a 06 de Dezembro no Expominas. Inspirado na magia do artesanato e com o tema “Do Bronze ao ouro, do suor a superação, a alegria de um Brasil feito a mão”, a 26ª Feira Nacional de Artesanato, pretende levar para o Expominas, toda a diversidade do artesanato brasileiro.

A expectativa é que mais de 200.000 pessoas, visitem o evento, superando assim, a marca do ano passado em que mais de 170.000 mil pessoas estiveram no Expominas para prestigiar a Feira Nacional de Artesanato, que é considerada a maior feira do gênero na América Latina.A feira começou em 1989, com apenas 60 stands e 200 expositores.  Atualmente é considerada a maior da América Latina.

O evento é organizado pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Confira o site http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/ e obtenha mais informações sobre o evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS