Artesanato | Com FCMS | 03/12/2019 10h44

Artesanato sul-mato-grossense é destaque em feira nacional

Compartilhe:

Com o apoio da Fundação de Cultura de MS e do Programa do Artesanato Brasileiro do Governo Federal (PAB), artesãos de todo o Estado expõem e comercializam seus trabalhos na 30ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte, a partir desta terça-feira (3) até 8 de dezembro, no Expo Minas.

Foram selecionados para expor os artesãos Rosenir Batista, Ana Vitorino da Silva leodério, Creuza Vergilio e Claudia Cristina Benites Veiga Castelão, e as seguintes entidades representativas do artesanato: União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Uneart/MS), Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares de MS (Proart/MS) e Associação de Artesanato de MS (Artems).

A Feira Nacional de Artesanato, maior evento do gênero em toda a América Latina, comemora, em 2019, 30 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira leva, aos 170 mil visitantes, as nuances e traços do trabalho feito à mão. Em um só local, é possível conhecer a diversidade que permeia o artesanato brasileiro.

Workshops, cursos e oficinas demonstrativas, incluindo as que utilizam materiais descartados na Feira Nacional de 2018 também prometem movimentar o Expominas ao longo dos dias de evento. A Feira Nacional também disponibiliza cadeiras de rodas para os visitantes com dificuldades de locomoção.

Além disso, os visitantes podem aproveitar, gratuitamente, shows e apresentações culturais. Na penúltima edição da FNA, os mais de mil estandes foram utilizados por 5.000 expositores. Cerca de 4.700 lojistas participaram da Feira, tradicionalmente usada para a aquisição de produtos revendidos durante as compras que antecedem as festas de fim de ano. Juntos, os lojistas somaram cerca de R$ 18 milhões em vendas. Os produtos adquiridos internamente pelos visitantes, por sua vez, geraram um lucro de, aproximadamente, R$ 68 milhões.

O evento é organizado pelo Instituto Centro CAPE, a Feira Nacional de Artesanato faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania. Confira o site http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/ e obtenha mais informações sobre o evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS