Artesanato | O Estado MS | 21/12/2015 14h28

Artesanato regional ganha a internet em loja virtual

Compartilhe:

“A rotina mudou”, diz Nilma Infran coordenadora do grupo ‘As Marruás Pantaneiras’. “Estamos mandando nossos produtos para todos os lugares. Enviamos até para Cidade do Porto, em Portugal”, comenta sem esconder a alegria. Recém integradas ao mundo do comércio online, o grupo de artesãs, que pertence à Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal, inaugurou uma loja própria para comercialização dos produtos e criou um site para vendas via internet (marruaspantaneiras.org.br*). A iniciativa conta com o apoio financeiro do Instituto de Responsabilidade da Oi, o “Oi Futuro”, e de outras entidades.

Com a criação da loja online o trabalhou dobrou. Além da produção de doces e outros produtos artesanais, as artesãs passaram a se preocupar com os pedidos que chegam via site. Segundo Nilma, graças a ele, as vendas aumentaram em 30%. “Já vendemos muito com o site. Ficamos surpresas com isso, porque ainda não colocamos todos os nossos produtos. Mesmo assim, temos vendido bastante. Agora a rotina é consultar os pedidos, separar a mercadoria e enviá-la pelo correio”, conta.

Na internet, novos nichos passaram a ser explorados, como a venda de sandálias artesanais, sementes e folhas medicinais, devido a pedidos de clientes de outras regiões e a compra de matéria prima diretamente com os fornecedores para redução do preço final dos produtos. O grupo não apenas se modernizou mais ampliou seu horizonte comercial.

Mas tudo ainda é muito novo para as artesãs. “Estamos aprendendo a mexer no site. No momento, temos ajuda de um rapaz que está nos orientando. Contudo, já conseguimos inserir alguns produtos. De pouco em pouco, vamos dominando a tecnologia”, ponderou Nilma.

A escolha por começar a vender somente sandálias decorativas se deu justamente por este motivo. O grupo optou por um produto que fosse mais praticado e de fácil comercialização no site. A surpresa veio mesmo, quando elas notaram o crescimento nas vendas. “Mandamos as sandálias para vários lugares do Brasil. Recentemente atendemos pedidos para Campinas (SP) e Itanhandu (MG). E as vendas não pararam”, frisa Nilma. Para 2016, a expectativa é crescer ainda mais. Nilma comenta que até meados do ano que vem, o site será abastecido com outros produtos, incluindo os doces artesanais.

O projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros” da Amina foi um dos 22 selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza a promoção da autonomia de pessoas e grupos comunitários através de ações de qualificação profissional, empreendedorismo, formação cidadã e participação coletiva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS